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Você precisa aprender a otimizar a relação com seus clientes

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A maioria das empresas – e principalmente o setor de marketing – costuma focar todos os seus esforços na aquisição de novos consumidores para seus produtos e serviços. E, muitas vezes, acaba deixando de lado as ações para clientes. Antes de qualquer coisa, é fundamental que você saiba que isso é um grande erro!

Otimizar o relacionamento com seu cliente é tão importante quanto conquistar novos. Até porque sairá muito mais caro recuperar um consumidor perdido, do que criar ações para mantê-lo em sua empresa. Mesmo assim, acredite: atualmente, o maior budget de marketing ainda é com a promoção de vendas e não em ações de relacionamento.

Se mesmo com os nossos argumentos anteriores você não está enxergando a importância dessa relação – ou não sabe o que deve fazer para criá-la -, não se preocupe! Preparamos um material para te ajudar. Confira:

Aprenda a ouvir

É aquela velha história: todo mundo que se sente valorizado, se sente bem. E com o cliente não é diferente. Quanto mais ações você criar para fazer ele se sentir querido e importante, melhor. Uma boa maneira é dialogar com seus consumidores, colocando suas opiniões como fundamentais para sua empresa. Para isso, é possível criar diversos canais pelos quais eles podem dar feedback e expor as suas necessidades. Tudo de forma individual e extremamente pessoal – usar o nome, nesse caso, é essencial.

Entretanto, não basta apenas ouvir os elogios, críticas e sugestões. É fundamental avaliar cada feedback recebido para fazer uma avaliação e melhorar, sempre! Toda opinião vindas dos seus clientes são bem-vindas e devem ser recebidas com atenção.

Gere valor para seu cliente

Quanto mais valor você gerar para o seu cliente, mais sólido se tornará o relacionamento entre vocês. Por isso, compartilhe com ele o que você sabe fazer e como faz. Mostre que você é especialista no que faz, e está preocupado em ajudá-lo ao longo de sua jornada.

Uma ótima forma de gerar valor para o seu cliente é possuir um blog corporativo, pois ele é um meio de comunicação direto, além de proporcionar um feedback muito rápido e fácil, através dos comentários e compartilhamentos de conteúdo.

Identifique problemas e dê a solução

O seu cliente espera que você identifique os problemas e saiba resolvê-los com competência. Isso significa propor soluções que realmente irão ajudá-lo. Dessa forma, você garante satisfação e uma experiência positiva de atendimento, ou seja, exatamente o que o seu cliente está buscando na sua empresa – e em todas as outras.

Para conseguir enxergar os problemas quando eles estão acontecendo, é preciso que você mantenha um relacionamento próximo com o seu cliente. Somente e-emails não conseguirão te dar um panorama da situação. É preciso uma conversa frequente, para trazê-lo cada vez mais para perto. Um bate papo no telefone garante uma proximidade e dá abertura para que você pergunte o que seu cliente está achando, e para que ele se abra, expondo eventuais problemas e insatisfações. A partir daí, você deverá saber como usar as informações para oferecer a solução certa.

Depois dessa leitura, você já sabe que está na hora de refletir sobre a forma como você vem se relacionando com seus clientes, não é mesmo? O relacionamento com eles é essencial e é preciso que você se dedique para garantir os resultados. Valerá a pena!

Ficou com alguma dúvida? Compartilhe com a gente aqui nos comentários as ações que você tem criado para otimizar a relação com seu cliente!

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