Top 7 ferramentas de SEO: saiba como usá-las na otimização de sites

Tempo de leitura: 7 minutos

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A maioria das pessoas já entendeu a importância do SEO mas, se você ainda não está familiarizado com o termo, não se preocupe. Você pode acessar nosso post O que é SEO e como aplicar no seu negócio e entender porque o SEO é indispensável na hora de alavancar um empreendimento.

Sabemos que SEO é um trabalho complexo, e ferramentas ajudam – e muito – na hora de otimizar um site. Seja nas estratégias on-page ou off-page, existem ferramentas que nos auxiliam na hora de analisar melhorias para as páginas e conseguir alcançar melhores resultados no Google.

Por isso, neste artigo vamos conferir mais a fundo 7 ferramentas de SEO para otimização de sites que fazem parte do nosso dia a dia aqui na A4D.

Ferramentas de SEO: ferramentas gratuitas

Na internet, conseguimos encontrar milhares de ferramentas de SEO que fazem auditoria do site, tiram insights das páginas e os transformam em ações de otimização, contudo, devemos ter bastante cuidado! As ferramentas SEO ajudam sim, e muito! Mas a ferramenta nos fornece dados que devemos, cuidadosamente, analisar, manipular e transformar em ações estratégicas de SEO.

Para ajudá-los com isso, separei abaixo, para começar, 5 ferramentas gratuitas de SEO que podem auxiliá-lo nas otimizações:

  • Sitechecker PRO

Com essa incrível ferramenta online você é capaz de encontrar os erros na aplicação das técnicas de SEO, como indexação de páginas, certificado de segurança e status HTTP, tamanho da página, compatibilidade com URL, exibição no Google e SERP, preenchimento correto de título, descrição, h1, todos os fatores mais importantes de análise SEO que devem ser checados enquanto analisamos a qualidade de otimização interna.

Começamos a usar essa ferramenta este ano. Eu gosto sempre de testar novas ferramentas, e essa foi uma surpresa muito boa! A ferramenta é gratuita e muito eficaz!  

  • Übersuggest

Uma ferramenta gratuita e que pode auxiliar muito sua estratégia de SEO, gerando resultados positivos em produção de conteúdo. Ubersuggest oferece ao usuário uma visão ampla da palavra chave analisada, retornando com as seguintes opções:

  • Visão geral da palavra-chave:

volume de buscas/mês, interesse pela keyword ao longo do ano e estimativa de custo no uso em links patrocinados;

  • Sugestões de palavras-chave:

opções relacionadas ao termo pesquisado para fins comparativos;

  • Nível de dificuldade da palavra-chave:

classifica a chance de alcançar resultados orgânicos em SEO (Search Engine Optimization) ou pagos em PPC (Pay-per-click);

  • Análise de SERP:

detalha esforços e resultados dos concorrentes que atualmente aparecem primeiro nas sugestões do Google para a busca.

  • Screamingfrog

O Screaming Frog SEO Spider é um programa desktop que permite rastrear sites e analisar os resultados em tempo real.  A ferramenta é gratuita e reúne dados importantes sobre o site, permitindo análises mais profundas sobre a performance do site.

Com as informações coletadas pelo Screaming Frog, o analista consegue decidir quais são os problemas mais críticos do site.
Entre as funções mais importantes, destacamos:

  1. Encontrar links quebrados, erros e redirecionamentos
  2. Analisar os títulos das páginas e os metadados
  3. Avaliar meta robots & directives
  4. Auditoria Técnica
  5. Páginas duplicadas
  6. Sitemaps em XML

Plugins para WordPress: plugins para otimização de sites

Selecionamos algumas informações extra: 5 plugins que podem auziliar a otimização dos seus sites wordpress. Confira abaixo:

  • YOST SEO

Yoast SEO é o mais completo plugin WordPress SEO. Ele lida com a otimização técnica do seu site e auxilia na otimização de seu conteúdo.

Com o YOAST você consegue:

  1. Receber mais visitantes do Google e do Bing
  2. Atrair mais visitantes da mídia social
  3. Aumentar o engajamento de seus leitor
  • Broken Link Checker

Este plugin monitora seu site buscando links quebrados. O plugin monitora links em suas postagens, páginas e comentários. Detecta links que não funcionam, imagens ausentes e redirecionamentos.

Os links podem ser editados diretamente da página do plug-in.  Software altamente configurável.

  • W3 Total Cache

O plugin W3 Total Cache é o melhor plugin mais poderoso de Cache que existe no mercado para WordPress.

O W3 Total Cache melhora a experiência de navegação em seu site melhorando drasticamente a performance de seu servidor, guardando em cache todos os aspectos do seu site ou blog, e consequentemente reduzindo os tempos de carregamento de suas páginas. O plugin é sensacional e vale a pena demais instalá-lo!

  • Seo Optimized Images

O mais legal do plugin SEO Optimized Images é que basta você adicionar um padrão de alt e title para as imagens uma vez, e o plugin faz a mágica! Ele dinamicamente preenche os campos pra você.

  • Schema

O Schema é um plugin rápido para adicionar a marcação de dados estruturados do schema.org no formato JSON-LD recomendado automaticamente aos sites do WordPress.

screamingfrog, totalcache, ubbersuggest, sitechecker.pro, yoast

As 4 principais ferramentas do Google para SEO que você precisa conhecer.

  • Google Search Console ou Google Webmaster Tools

O Search Console é a ferramenta mais querida dos profissionais de marketing, basicamente são várias ferramentas que indicam se o site apresenta algum problema ou não. Dentre esses problemas, estão indexação, sitemaps e robots.txt.
Os 4 pilares principais da ferramenta são:

  • Search Appearance

Que engloba toda questão de titles, descriptions, otimização de imagens, e todas as tarefas on page que precisamos executar para uma otimização de páginas.

  • Search Traffic, Google Index e Crawl

Responsáveis pela indexação e desempenho do site perandte ao Google, como está a leitura das páginas e conteúdos, utilização de palavras-chaves e etc.

  • Lighthouse

É uma ferramenta automatizada do Google, que verifica a qualidade dos sites auditados. A partir dessa análise a ferramenta fornece um relatório de tudo que pode ser aprimorado no site. Ele pode ser executado como uma extensão do Google.

  • KeyPlanner

O Keyword Planner é uma das ferramentas de SEO gratuitas, ela revela dados relevantes sobre a busca do Google. A ferramenta dá uma estimativa de tráfego para suas palavras-chave, e também ajuda na busca de palavras chaves mais relevantes e relacionadas com o seu nicho.

  • Google Analytics – G.A

Até aqui mostramos várias ferramentas de SEO fundamentais para trabalhar a otimização das suas páginas, mas seu trabalho apenas começou. No SEO, a análise dos dados e dos resultados obtidos é constante e suas páginas vão precisar passar por mudanças o tempo todo.

Portanto, apesar de não ser classificada como uma das ferramentas de SEO, o Google Analytics é a melhor forma de acompanhar resultados e metas! O G.A é a melhor ferramenta de análise de comportamento de um visitante dentro de um site.

Seu painel exibe uma enorme quantidade de dados sobre determinado site, determinada página, usuário, devices, região e cabe ao analista retirar os insights dele. 
O Google Analytics é gratuito, basta inserir no site uma tag, e começar a monitorar.

A ferramenta exige conhecimento e muita prática, a quantidade de dados fornecidas é muito grande, saber retirá-los da forma correta, e transformá-los em informação é um desafio bem grande!

ferramentas de SEO do google para auxiliar na otimização de sites

Ainda precisa de ajuda com o SEO?

Vimos que existem muitas ferramentas para nos auxiliar na análise de SEO, por isso, devemos entender a fundo para que servem e quando usar cada uma das ferramentas. 

Lembrem-se que as ferramentas SEO devem ser aliadas do trabalho do analista, e não uma muleta. Temos que saber tirar vantagens e insights e transformá-los em oportunidades de otimização. A A4D é uma empresa especializada em marketing digital e oferece, entre outros, o serviço de SEO.

Precisa de ajuda para implementar o SEO na sua empresa? Entre em contato com a gente!

 

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