Quer receber nossas novidades?

Cadastre-se e fique por dentro das tendências do marketing digital.

Saiba já como contornar a crise na sua empresa!

crise
19 Flares 19 Flares ×

Em momentos de crise econômica, como agora, é comum que o marketing acabe sendo o primeiro setor da empresa a sofrer com o corte de gastos. Isso significa que o gestor precisa ser certeiro nas ações junto a sua equipe para continuar trabalhando de maneira efetiva, apresentando os resultados esperados e menos despesas.

O simples fato de jogar o marketing para segundo plano já é um grande erro e você já deve saber disso! Exatamente em períodos de contenção de gastos é que se deve divulgar ainda mais o seu negócio. Afinal, quanto mais você aparece, mais a frente fica dos seus concorrentes e maiores as chances de você aumentar as suas vendas.

O que acontece é que, quando o orçamento aperta, muitas empresas optam por cortar as despesas do setor que traz resultados intangíveis. Isso mesmo. O setor comercial, por exemplo, se garante trazendo sempre novos clientes, certo? Mas a participação do marketing é, muitas vezes, vista apenas como apoio.

Para que isso não aconteça, é preciso que você posicione o seu setor e faça ele ser enxergado da maneira certa dentro da empresa! Isso significa gerar leads, trabalhar o relacionamento e entregar oportunidades de negócio ao time de vendas. Apostar nas ações certas fará com que você prove que o marketing afeta diretamente o sucesso da empresa.

Também é responsabilidade sua garantir que os gastos do setor funcionem como um investimento, já que, se os resultados forem positivos, trarão retorno para o negócio. Para te ajudar, nós reunimos algumas estratégias de marketing que irão te auxiliar na administração dos gastos dentro do setor de marketing. Afinal, enxugar aqueles custos que não trazem retorno para o negócio é muito importante, além, claro, de apostar em ações que trarão resultados. Confira no nosso ebook abaixo.

Busque seu diferencial

Todas as empresas resolvem algum problema. A questão é: como a sua resolve os problemas dos seus consumidores? Esse é o seu grande diferencial e é nele que você deve apostar na hora de se comunicar com o seu público. É desafio seu e da sua equipe encontrar nos seus produtos ou serviços uma maneira de melhorar o seu marketing.

Para saber qual o seu diferencial no mercado, é preciso questionar: o que o meu negócio faz, diferente do concorrente, que tem um valor muito grande para o cliente? O desenvolvimento de uma tecnologia ou a criação um processo novo? As respostas são as razões por detrás dessas vantagens que as transformam em diferenciais competitivos. A partir dessa descoberta, explore-os e valorize-os em suas ações de marketing.

Valorize sua marca

Se você quer se posicionar no mercado como uma empresa séria e de qualidade, é preciso criar uma identidade sua. O primeiro passo é desenvolver um logotipo capaz de representar a personalidade da empresa. Dessa forma, ele deve ir além de design ou aparência.

Uma ótima estratégia é formar um conceito por detrás da sua marca, fazendo com que seja firmado um elo com os seus clientes, e garantindo que a sua empresa seja reconhecida em qualquer lugar. Essa identidade forte fará a divulgação e captação de novos consumidores, e é responsabilidade da sua equipe de marketing.

Promover atividades ligadas a personalidade da sua empresa também é uma ótima ideia. A Blue Bike – loja de bicicletas e acessórios para ciclistas -, por exemplo, realiza semanalmente passeios ciclísticos em cidades vizinhas. Essa é uma ação de marketing que ajudará a criar uma forte identidade para a sua empresa.

Use as redes sociais

As redes sociais são uma ferramenta poderosíssima para o seu marketing! Através dela – e com baixo custo – se torna possível interagir com os seus consumidores e criar um relacionamento com eles. Você pode saber quais dos seus produtos e serviços fazem mais sucesso e até mesmo como está o seu atendimento.

Lembre-se que o Brasil tem a maior média de usuários da internet no mundo, com 59 milhões de pessoas conectadas. E muitas costumam espalhar pela rede a sua opinião sobre as marcas que lhes agradam ou decepcionam.

Em uma página de Facebook, por exemplo, você pode criar textos, imagens e conceitos. Quando tudo isso é publicado, a resposta vem através de curtidas, compartilhamentos e comentários, que mostram se os usuários estão ou não se identificando com a marca. As redes sociais se tornam, assim, a ferramenta mais ágil para se obter uma comunicação limpa e direta com o seu público.

Envie mensagens de texto

O Brasil tem mais de 143 milhões de celulares. Só esse número já é suficiente para te convencer a fazer uma comunicação através dos aparelhos móveis. O envio de SMS é uma estratégia de marketing digital muito usada para impulsionar vendas nas empresas, fidelizar clientes e divulgar marcas, e você deve estar por dentro.

O seu baixo custo e a facilidade de implementação são alguns dos fatores que explicam por que esse canal de comunicação continua funcionando bem, mesmo com a chegada de novas mídias. Além da taxa de adesão, a empresa usuária paga à empresa que desenvolve o software e faz a ponte com as operadoras. Os valores são proporcionais ao tamanho das mensagens enviadas. Um texto de 150 caracteres, por exemplo, custa entre R$ 0,20 e R$ 0,30 por assinante. É possível escolher apenas um grupo de assinantes, de acordo com o perfil do seu público.

Faça campanhas por email

O email marketing nunca deixou de funcionar: isso só acontece quando não é utilizado da forma correta. Ainda nos dias de hoje, esse tipo de ação possui características únicas e bastante valiosas. É um canal que está mais vivo do que nunca, com tecnologia muito mais aprimorada comparado ao passado.

Uma dessas características é o alcance: um email é a coisa mais simples e fundamental que alguém pode ter na internet e as pessoas já têm a ferramenta totalmente incorporada as suas vidas. Algumas chegam a passar o tempo todo com a caixa de email aberta e conferindo cada nova mensagem que chega. Isso é extremamente comum, principalmente em ambientes corporativos. Além disso, quase todo mundo tem um smartphone, e isso faz o email ganhar ainda mais força.

Outra grande vantagem é que os emails são uma forma de contato mais direta e profunda. Eles são olhados mais cuidadosamente, geralmente todos os dias. Por fim, quando alguém abre o seu email, você consegue a sua atenção exclusiva, diferentemente do que acontece nas redes sociais onde o volume de informações paralelas – e consequentemente a distração – é muito maior.

Aposte no marketing digital

Já falamos um pouco sobre marketing digital acima, mas é preciso que você entenda que ele não se restringe a redes sociais e a email marketing. As estratégias do marketing online vão muito além, e garantem que você entregue resultados concretos e mostre a força da sua equipe!

Dessa forma, o marketing online se torna uma boa opção para divulgar o seu negócio e atrair mais oportunidades de venda. Confira abaixo algumas das estratégias que você precisa dominar e aplicar na sua empresa.

Quer tirar suas dúvidas? Entre em contato com a A4D. Nós podemos te ajudar! Clique aqui.

CTA Não encontrado

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *