Quais os principais tipos de sites e qual o melhor para a sua empresa?

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares 0 Flares ×

O website é uma página própria na internet, em que o responsável pode fazer publicações e mudá-la como desejar. De certo modo, funciona como um cartão de visitas virtual para as empresas.

Para atender às necessidades das marcas, há diversos tipos de site. A escolha correta faz toda a diferença para a estratégia e melhora a conversão de clientes, de acordo com os objetivos.

A seguir, conheça exemplos de website e veja quais são as alternativas de maior sucesso.

Site institucional

A versão institucional é um dos tipos de site mais acessados. Ele tem o principal objetivo de informar aos visitantes sobre a empresa e os serviços oferecidos.

O foco está no fortalecimento da marca, com uma proposta prática e direta. Mesmo assim, pode incluir outras estratégias de forma complementar.

Site dinâmico

Por falar em usar mais de uma abordagem, temos o site dinâmico. Essa possibilidade combina diversas seções e, normalmente, aparece com várias páginas e recursos.

Ao pensar qual o tipo de site ideal para a sua empresa, esse é uma oportunidade bem versátil. O objetivo é gerar uma experiência mais completa para o visitante, o que ajuda na consolidação do empreendimento no ambiente virtual.

Loja virtual

Qual o site ideal para vender online? A loja virtual, é claro. Esse é um dos exemplos de site que tem uma atuação voltada para a conversão. O objetivo é fazer com que as pessoas conheçam os produtos e adquiram com apenas alguns cliques.

É comum que cada produto ocupe uma página, além de haver a divisão por categorias, área de histórico de pedidos e assim por diante.

One Page

A versão One Page está entre os exemplos de sites que ganharam força nos últimos anos. Como o nome indica, ele tem apenas uma página — ou seja, a inicial.

A navegação acontece ao rolar a página para baixo, onde cada porção traz um “setor”. São informações como serviços, formas de contato e assim por diante. É uma opção minimalista, que favorece a experiência e que atende a todas as necessidades.

Portais

Os portais funcionam como agregadores de conteúdo. Eles não têm uma função única e mudam rapidamente, de acordo com as atualizações.

Estão entre os tipos de site mais acessados por causa do grande volume de informação. Além de portais de notícias, há os voltados para conteúdos interessantes, educacionais e assim por diante.

Hotsite

Os hotsites são tipos de sites temporários. Eles têm o propósito de atender a uma campanha específica, como para divulgar um evento ou lançamento.

É uma alternativa interessante porque permite criar algo diferente dentro da proposta do site. No entanto, a página principal permanece igual, o que garante dinamismo para as diversas fases do negócio.

Blogs

Os blogs são essenciais para empresas que desempenham uma estratégia de marketing de conteúdo. É um exemplo de site diferenciado, voltado para a publicação de artigos de forma constante.

Ele serve para tirar dúvidas dos clientes por meio de artigos, permite o uso de infográficos, e-books e outros materiais. Assim, é uma plataforma ideal para consolidar o relacionamento e a nutrição de leads.

Redes sociais

As redes sociais, na verdade, não entram nos exemplos de website de posse da empresa. São endereços e serviços de outros empreendimentos e abertos ao público.

É possível criar uma página no Facebook ou um perfil no Instagram, por exemplo. As postagens atendem às diferentes mídias suportadas por cada rede, mas essa opção não substitui ter um website “tradicional”.

Escolher entre os tipos de sites depende dos objetivos de cada empresa. A ajuda de uma agência especializada em marketing digital pode ser fundamental para decidir e, principalmente, para construir a estrutura ideal.

Para fazer a melhor escolha para ajudar nessa decisão, conheça o nosso serviço de criação de sites e saiba porque escolher a A4D como sua empresa de marketing de digital.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *