Os vídeos em uma estratégia de marketing digital

Tempo de leitura: 5 minutos

0 Flares 0 Flares ×

“Atualmente, uma criança de 7 anos de idade recebe mais informações do que um imperador no auge de Roma” – Assim disse Augusto Cury; psiquiatra e escritor; em um best seller  relacionado a ansiedade. Essa citação nos diz muito! Já é sabido que vivemos na era do imediatismo, da conectividade; serviços como Netflix e Uber são reflexos desse novo modo de vida, porém, não vamos aprofundar nas consequências de como isso interfere nas nossas relações pessoais; entendemos apenas que está é a atual condição. Vamos portanto pensar a importância de se pensar os vídeos em uma estratégia de marketing digital.

O fato é: no atual cenário precisamos ser criativos na maneira de nos comunicarmos, e é aí que entra o conteúdo em vídeo. De acordo com pesquisa realizada pelo Google, 95% da população brasileira online consome vídeos no Youtube. Além disso, Mark Zuckemberg, CEO do Facebook, afirmou que mais de 500 milhões de pessoas assistem a vídeos no Facebook. É muita gente!

Mas por que esse crescimento? Bem, não sou nenhum neurocientista para afirmar como nosso cérebro interpreta as mensagens, mas é fato que o vídeo contém propriedades que geram mais empatia e atenção do que em anúncios estáticos ou sonoros. Se você procura por um produto na internet e encontra esse material em vídeo, com belas imagens, boa edição e trilha sonora assertiva, pode saber, você vai considerar adquiri-lo. Portanto, os vídeos em uma estratégia de marketing digital são de extrema importância. Veja alguns dados:

► Pessoas que assistem vídeos sobre produtos estão 85% mais propensas a comprá-lo (Invodo)

► 42% dos compradores onliem usam vídeos para pesquisa pré-compra (Google)

► Vídeos aumentam em até 80% as taxas de conversão em landing pages (Eyevie)

Os vídeos em uma estratégia de marketing digital

Já sabemos que funciona, mas como se destacar diante de um bombardeio de publicidade de todos os lados? O vídeo é a porta de entrada para a compra, nem sempre ele precisa ter todos os detalhes do seu produto. Basta apenas que o consumidor seja instigado a realizar a ação seguinte ao propósito do seu vídeo, seja acessar uma landing page ou mesmo gerar compartilhamento. Lembre-se, ele é como se fosse o seu novo cartão de visita!

Seja objetivo

Lembra daquela citação do Augusto Cury lá no início do texto? Pois bem, precisamos ser objetivos para não sermos engolidos com o tsunami de informações que há por aí. Vídeos curtos e diretos são uma ótima opção para que sua mensagem funcione, e não, não é preciso uma produção hollyodiana para que isso aconteça. Com um roteiro convidativo e boas imagens, pode-se criar um Motion Graphics bastante atrativo que possivelmente funcionaria do mesmo jeito que uma grande produção.

Vejamos alguns exemplos:

I LOVE JAZZ

PRO DOMO

Sacou? Em 30″ conseguimos passar a informação do que se trata o vídeo. As imagens estáticas ganham vida com o movimento e as informações são distribuídas de forma dinâmica. Pronto! É o necessário para que você atraia o seu público e o instigue a buscar mais informações do seu produto ou serviço.

Em outras ocasiões a produção de vídeos pode ser feita de modo tradicional, com captação de imagens e personagens reais envolvidos, o que pode trazer mais credibilidade pro material. Confira o nosso videocase:

VIDEOCASE A4D

Em ambas as ocasiões são bastante objetivos os vídeos em uma estratégia de marketing digital, tanto para um evento, empreendimento ou mesmo para um institucional. É o famoso papo reto!

Planejamento é essencial

Temos muitas plataformas online para divulgação de vídeo, seja o Facebook e o Youtube, ou o Instagram com seu limite de 1′ no feed e 15″ no storie; ou até mesmo o Whatsapp, que recentemente também incluiu gifs como possibilidade de mensagem. Todas essas opções e suas particularidades são possibilidades de melhor explorar a publicidade através de vídeos. (Você pode utilizar ferramentas que te auxiliarão. Veja um exemplo aqui.)

Claro, nossa matéria prima precisa de combustível e para isso a utilização de links patrocinados são essenciais para o alcance do seu vídeo. Nesse ponto você deve saber que a A4D ˜ pausa para o Jabá honesto rsrs ˜ é especialista nisso, né? Portanto, invista em vídeos e planeje sua campanha que o retorno.

DICA: Essa vai para você que tem uma empresa e tem um canal no youtube com seu portfólio, produtos ou serviços!

  • Personalize o painel do seu canal.
  • Crie playlist por categorias.
  • Faça uma arte de capa legal.

Já sabemos da importância de pensar os vídeos em uma estratégia de marketing digital e agora é importante saber que o canal do seu youtube seja intuitivo. Imagine chegar num supermercado e encontrar produtos de limpeza misturados com massas e frutas?

Pois é, quando o seu cliente entrar no seu canal é importante que ele esteja organizado e bem distribuído, assim como deve ser o seu site e a recepção da sua empresa. Dá uma sacada no canal da A4D e repara que lá separamos tudo por categorias, com playslist definidas, URL simplificada e claro,  miniaturas para cada vídeo.

LUCAS UROZ – VIDEOMAKER A4D

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *