O que é SEO e como aplicar no seu negócio?

Tempo de leitura: 3 minutos

0 Flares 0 Flares ×

Entre os milhões de páginas que surgem diariamente na internet, é um desafio fazer com o que o seu negócio se destaque. Para atrair mais pessoas, recorrer aos anúncios patrocinados do Google Adwords é uma possibilidade. No entanto, o tráfego orgânico não deve ser desconsiderado — e, com a otimização de site, ele pode ser expandido. Mas afinal, o que é SEO? Como ele pode ser útil?

O SEO ajuda o negócio a se posicionar melhor nos resultados de buscas e, desse jeito, oferece ótimos efeitos. E como fazer isso?

O que é SEO e quais são os seus estágios?

Sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, o SEO reúne as técnicas necessárias para posicionar o seu endereço de maneira melhorada. Páginas com um bom SEO ocupam posições altas nos resultados e, com isso, recebem um volume maior de visitas.

O processo acontece porque os mecanismos de buscas têm algoritmos ou “robôs” que escaneiam as páginas. De acordo com alguns critérios, definem o que é mais relevante para o usuário, o que leva à classificação.

O processo começa com a identificação das principais necessidades e do posicionamento atual. Depois, é feito um trabalho de otimização e, então, de acompanhamento do desempenho. Como há novas publicações frequentemente, a tarefa é dinâmica.

Como colocar a otimização de site em prática?

Para obter bons resultados é essencial utilizar a produção de conteúdo como um apoio. Manter um blog atualizado ajuda a garantir a exposição do endereço e a melhora a performance. Mas não é qualquer peça que atinge os efeitos esperados. A seguir, veja quais são as melhores práticas de SEO:

Uso de palavras-chave

São elas que são buscadas pelos usuários e que fazem com que o site apareça. Devem ser relevantes e deverão ser incluídas de maneira distribuída no conteúdo.

Adoção de link building

Fazer conexões entre artigos, de dentro e de fora do blog, é essencial para enriquecer o conteúdo. Então, é preciso acrescentar links relevantes em termos de destaque para melhorar o desempenho.

Apresente boa navegabilidade

A experiência no site também conta para o SEO. Portanto, tenha um layout intuitivo, de fácil carregamento e responsivo. Tudo isso favorece o consumo de conteúdo e a permanência na página.

Adoção das redes sociais

Mesmo que o conteúdo seja postado no blog, a otimização de site passa pela mídia social. Fazer a divulgação nas redes e permitir o compartilhamento faz com que os mecanismos entendam o link como mais relevante.

Criação de conteúdo de qualidade

Nenhuma dessas técnicas será completamente efetiva ao desconsiderar a intenção de busca. É preciso responder aos interesses de quem pesquisa e, para tanto, é essencial que o conteúdo seja relevante, original e de qualidade.

Quais são os benefícios para o seu negócio?

Agora você já sabe o que é SEO, mas quais benefícios ele traz pro seu negócio?

Com a adoção do SEO, o negócio consegue consolidar efeitos práticos e mensuráveis. Há maior facilidade em ser encontrado e um aumento de visitas.

Com mais oportunidades, é possível incluir novos contatos no funil de vendas e obter um volume ampliado de conversões. Também é uma ação de baixo custo, uma das grandes vantagens do SEO.

Ao final, isso melhora a adoção das estratégias digitais e amplia o retorno sobre investimento (ROI).

A otimização de site é um mecanismo para reduzir os custos com Google Adwords e melhorar os resultados. Para obter um bom efeito, você pode utilizar essas dicas e contar com o serviço de uma agência de marketing digital. Se você precisa de ajuda, você pode ver o nosso post Campanhas de Marketing Digital: como escolher a empresa certa?

Conte-nos nos comentários: gostou de saber o que é SEO? Você já implanta ou pretende implantar essa técnica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *