Tempo de leitura: 3 minutos
Entre os milhões de páginas que surgem diariamente na internet, é um desafio fazer com o que o seu negócio se destaque. Para atrair mais pessoas, recorrer aos anúncios patrocinados do Google Adwords é uma possibilidade. No entanto, o tráfego orgânico não deve ser desconsiderado — e, com a otimização de site, ele pode ser expandido. Mas afinal, o que é SEO? Como ele pode ser útil?
O SEO ajuda o negócio a se posicionar melhor nos resultados de buscas e, desse jeito, oferece ótimos efeitos. E como fazer isso?
O que é SEO e quais são os seus estágios?
Sigla para Search Engine Optimization ou Otimização para Mecanismos de Busca, o SEO reúne as técnicas necessárias para posicionar o seu endereço de maneira melhorada. Páginas com um bom SEO ocupam posições altas nos resultados e, com isso, recebem um volume maior de visitas.
O processo acontece porque os mecanismos de buscas têm algoritmos ou “robôs” que escaneiam as páginas. De acordo com alguns critérios, definem o que é mais relevante para o usuário, o que leva à classificação.
O processo começa com a identificação das principais necessidades e do posicionamento atual. Depois, é feito um trabalho de otimização e, então, de acompanhamento do desempenho. Como há novas publicações frequentemente, a tarefa é dinâmica.
Como colocar a otimização de site em prática?
Para obter bons resultados é essencial utilizar a produção de conteúdo como um apoio. Manter um blog atualizado ajuda a garantir a exposição do endereço e a melhora a performance. Mas não é qualquer peça que atinge os efeitos esperados. A seguir, veja quais são as melhores práticas de SEO:
Uso de palavras-chave
São elas que são buscadas pelos usuários e que fazem com que o site apareça. Devem ser relevantes e deverão ser incluídas de maneira distribuída no conteúdo.
Adoção de link building
Fazer conexões entre artigos, de dentro e de fora do blog, é essencial para enriquecer o conteúdo. Então, é preciso acrescentar links relevantes em termos de destaque para melhorar o desempenho.
Apresente boa navegabilidade
A experiência no site também conta para o SEO. Portanto, tenha um layout intuitivo, de fácil carregamento e responsivo. Tudo isso favorece o consumo de conteúdo e a permanência na página.
Adoção das redes sociais
Mesmo que o conteúdo seja postado no blog, a otimização de site passa pela mídia social. Fazer a divulgação nas redes e permitir o compartilhamento faz com que os mecanismos entendam o link como mais relevante.
Criação de conteúdo de qualidade
Nenhuma dessas técnicas será completamente efetiva ao desconsiderar a intenção de busca. É preciso responder aos interesses de quem pesquisa e, para tanto, é essencial que o conteúdo seja relevante, original e de qualidade.
Quais são os benefícios para o seu negócio?
Agora você já sabe o que é SEO, mas quais benefícios ele traz pro seu negócio?
Com a adoção do SEO, o negócio consegue consolidar efeitos práticos e mensuráveis. Há maior facilidade em ser encontrado e um aumento de visitas.
Com mais oportunidades, é possível incluir novos contatos no funil de vendas e obter um volume ampliado de conversões. Também é uma ação de baixo custo, uma das grandes vantagens do SEO.
Ao final, isso melhora a adoção das estratégias digitais e amplia o retorno sobre investimento (ROI).
A otimização de site é um mecanismo para reduzir os custos com Google Adwords e melhorar os resultados. Para obter um bom efeito, você pode utilizar essas dicas e contar com o serviço de uma agência de marketing digital. Se você precisa de ajuda, você pode ver o nosso post Campanhas de Marketing Digital: como escolher a empresa certa?
Conte-nos nos comentários: gostou de saber o que é SEO? Você já implanta ou pretende implantar essa técnica?