O que é Meta Description ou Meta Descrição?

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Meta Description ou Meta Descrição é um texto que inserimos em uma tag HTML que os mecanismos de pesquisa, como o Google, exibem nos resultados de pesquisa, e que podem influenciar fortemente as taxas de cliques dos usuários.

Apesar de não ser um fator de ranqueamento declarado pelo Google, as descrições juntamente com o título da página, são os conteúdos que vão atrair ou não o clique do usuário.

Uma descrição que instiga a curiosidade do leitor, que explica em poucos caracteres o principal foco da página, é uma descrição que entrega uma experiência boa para o usuário, e nós sabemos que o Google ama agradar os seus usuários.

É importante ressaltar que cada página de seu site deverá conter uma meta description única, ela nunca deve se repetir, e partindo da ideia de que cada página tem um conteúdo distinto, não é uma tarefa muito difícil.

como escrever uma meta description de forma efetiva com o tamanho certo

A sintaxe do meta description

<meta name=”description” content=”Aprenda com a A4D o que é SEO e o que é necessário para colocá-lo em prática. Entenda as vantagens do SEO para a sua empresa.”/>

Qual a importância da Meta Description?

São as descrições escritas nas páginas, que vão diferenciar e influenciar o usuário á clicar em determinado site. A principal importância é estimular o interesse das pessoas em conhecer mais sobre seu conteúdo ou produto, aumentar o tráfego orgânico em seu site, aumentar o número de visualizações e de possíveis clientes.

Hoje, o Google conta com uma biblioteca com bilhões de links, então se destacar de forma positiva é um trabalho bem complexo. Existe um série de estratégias que vão auxiliar um site a se destacar no meio da multidão, e a meta description é mais uma delas.

Qual a quantidade máxima de caracteres? (Meta Description Max Length)

Esse número varia a cada ano que passa, a ultima atualização disponibilizada, foi que o Google iria aceitar 158 caracteres ou 920 pixels Para testar como fica sua descrição e como ela será mostrada ao usuário, eu recomendo o uso da ferramenta SERP SIMULATOR.

Mais ferramentas que auxiliam nas estratégias de SEO, são mostradas aqui. 

qual o tamanho certo da meta descrption em caracteres ou pixels

A importância da Meta Description para o Google

O Google SEMPRE vai pensar no que é melhor para o seu usuário, sempre! Nas buscas, o Google procura por informações relevantes ao que foi buscado, e entrega o resultado da melhor forma possível, a resposta mais completa e efetiva para o seu usuário.

Geralmente o texto contido na descrição é mostrado em sua totalidade, mas em alguns casos o Google define qual será a informação correta a se mostrar, isso porque a descrição foi deixada em branco ou por definição do próprio Google que decidiu que outra parte da página será mais relevante para o usuário.

Dicas de como criar descrições efetivas [SEO]

#1 – Seja Criativo

Como dissemos anteriormente, as descrições não são fatores diretos de ranqueamento, mas são elas, juntamente com o título da página, que vão chamar a atenção do usuário. Não importa se você tem uma loja de produtos ou um site de conteúdo, o interesse principal sempre será o de converter, seja uma compra ou um download de e-book.

A criatividade é uma forma muito interessante de chamar a atenção do usuário, despertar a curiosidade para que ele clique no seu site e consuma o seu produto, mas clicar em um site que não condiz nada com a descrição não é legal. Lembre-se que o intuito do Google é agradar os seus usuários, então ser correto com o seu conteúdo é fundamental!

De forma simples, o juiz da relevância de sites são os próprios usuários, se uma pergunta é feita 200 vezes por mês e o mesmo link é aberto por essas 200 pessoas que fizeram a pesquisa, significa que o link possui o conteúdo necessário para satisfazer tal dúvida.

Caso essas pessoas clicarem em mais de um link, significaria que o primeiro não foi o suficiente para responder sua dúvida. O Google logo analisa essas informações e pontua o site, se eles estiverem respondendo às questões dos usuários, ótimo, se não, ele poderá até perder algumas posições.

#2 – Use a Palavra Chave do seu negócio

Novamente, a descrição não é um fator de ranqueamento, então por que você deve utilizar as palavras-chave?

Porque isso ajuda o usuário e os mecanismos de buscas a achar o melhor resultado com o conteúdo mais assertivo possível.

Então por exemplo, se estou buscando o termo “Aprender SEO” e na descrição do primeiro site da página de resultado de busca, aparece pra mim: “Saiba como aprender SEO de forma fácil e criativa com o nosso curso, seja um expert em SEO”  vai gerar no mínimo a minha curiosidade de clicar no site e ver como funciona esse curso.

#3 – Faça Testes

Dada a facilidade de editar e criar novas descrições, façam testes, utilize o SERP SIMULATOR, estipule uma quantidade de dias e troque sua descrição, acompanhe o resultado de cada edição e veja o que mais converte, não tenha medo de testar e aprender com os testes!

#4 – Faça um Conteúdo Original

Nada de descrição padrão para o seu produto, crie, explore as palavras, aproveite as relacionadas com o seu negócio, abuse o máximo possível desse espaço para convencer o usuário de que seu site é o mais merecido do click dele.

#5 – Cuidado com o tamanho

Você não será  penalizado ou coisa parecida, mas ultrapassar a quantidade recomendada de caracteres não é uma coisa legal para o seu site, além de não ficar bom visualmente, a descrição pode ser cortada em um ponto bastante chave para a síntese do seu negócio, então ser sucinto e saber resumir nos primeiros caracteres do que se trata o seu conteúdo, é uma ótima forma de escrever suas Meta Descriptions.

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#6 – Utilize um CTA interessante

Call to Action é uma expressão em inglês que na tradução literal significa “chamada à ação”. Sua principal função é convidar o usuário à alguma ação, seja ela clicar no seu link, baixar um ebook ou comprar um produto.

Conclusão

As meta descriptions são fundamentais para que o seu site tenha um número bons de clique, são elas que definem de forma resumida, o conteúdo da sua página. Sigam as instruções para criar uma descrição criativa e convidativa, e cuidado com o tamanho de sua descrição, teste-as várias vezes antes de colocá-las em seu site.

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