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Marketing de Conteúdo – fale bem da sua empresa, sem falar dela

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A todo o momento alguém afirma que o Marketing de conteúdo é uma das principais tendências dentro do Marketing Digital. Alguns o consideram a mais importante. Enfim, eu não sou Guru, por isso, muita calma…Cada caso é um caso.

Considero sim a produção de bons conteúdos uma excelente estratégia para informar, engajar e até conquistar clientes.Mas a ação exige planejamento, disciplina, constância e transparência.

O que você espera quando busca por um conteúdo? Às vezes quero saber mais sobre um produto antes de comprar, ou apenas me informar, estudar sobre determinado assunto. Geralmente, fazemos isso a partir de um campo de busca (ok?).

Navegando por aí, somos bombardeados por chamadas ‘clique aqui’, ‘baixe o melhor e-book do mundo’, ‘é de graça’. ‘aprenda a fazer um estudo’, ‘passo-a-passo para criar’ e ‘Surpresa!’ Vamos lendo cada resultado da busca até que, pela descrição, acreditamos que aquele conteúdo vai resolver e… não era isso que estava buscando.Alguma empresa, aproveitando a oportunidade, resolveu criar um conteúdo “para falar sobre especificamente sobre o seu produto ou serviço”, quer dizer, uma publicidade em forma de texto. Não estou falando dos “anúncios na rede de pesquisa”, estou falando de post e de e-book publicitário.

E aí, quem oferece o conteúdo não percebe seu maior erro…A marca acabou de perder uma ótima oportunidade para criar um relacionamento com o seu público.
Uma boa estratégia de Marketing de conteúdo tem que ajudar e educar (informar). O resultado disso pode resultar em vendas ou mesmo criar uma nova demanda por um produto ou serviço. Este o último,é o maior desafio.
Conteúdo interessante, informativo, sem pretensão, pode sim conquistar, gerar interesse e envolver.

Por isso,o foco principal do conteúdo não deve ser venderou fazer publicidade. Não deve ser um plano de curto prazo. Para a estratégia funcionar, é preciso manter uma comunicação direta, transparente e constante com o público-alvo. E quando isso acontece… ótimo! Temos um potencial cliente, alguém preparado para consumir ou comprar e o engajamento acontece naturalmente, pois estamos entregando informações muito importantes, valiosas, que vão ajudar no processo de conhecimento do produto ou serviço.

Para uma estratégia de conteúdo eficiente, assim como qualquer outra estratégia ou ação de marketing, é fundamental a definição clara dos objetivos e resultados esperados. E para isso, você precisa definir os indicadores (KPI) para controlar os resultados e manter a estratégia alinhada durante a execução. Ou seja, fique de olho em:

1. No blog:

  • Visualizações de página
  • Visitantes únicos
  • Páginas por visita
  • Fontes de tráfego (orgânico, pago, e-mail, campanha)
  • Número de assinantes da newsletter
  • Comentários
  • Compartilhamentos
  • E-mail, solicitações de contato

2. Nos e-books: 

  • Número de conversões
  • Dados dos leads

3. Nos vídeos:

  • Visualizações
  • Comentários
  • Compartilhamentos

4. No Facebook 

  • Visualizações
  • Comentários
  • Compartilhamentos

E lembre-se: a principal medida é sempre o relacionamento, por isso, muita atenção com quem entra em contato, seja por e-mails, redes sociais, comentários, solicitações de orçamento, chat online. Seja claro!Não deixe o cliente no “escuro”.Ele precisa ser informado sempre, mesmo quando precisamos de mais tempo para responder.Se ele entrou em contato, é porque está interessado, então não deixe seu cliente sem resposta.

E aproveite os indicadores acima! Os números nos contam muita coisa, então use a informação a seu favor, conheça cada vez mais o seu público.Aproxime-se, antecipe-se e, quem sabe, crie tendências.

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