Tempo de leitura: 4 minutos
O Inbound Marketing pode, também, ser chamado de marketing de atração. Ele reúne todas as técnicas que visam a atrair as pessoas até a empresa. Com a prospecção das oportunidades, elas são trabalhadas e levadas à conversão em vendas.
Apesar de não ser tão novo, foi nos últimos anos que essa modalidade explodiu. Como resultado, é natural que muitas empresas tenham dúvidas se esse recurso pode ser realmente útil.
Para orientá-lo, veja como o Inbound Marketing é capaz de ajudar o seu negócio e que tipo de resultados é possível conquistar.
Qual a diferença para o Outbound Marketing?
Tão importante quanto saber o que é Inbound Marketing é entender a distinção para a versão Outbound. A alternativa é conhecida como marketing de interrupção ou tradicional.
As ações incluem estabelecer interrupções em certos momentos para fazer uma oferta. É o que acontece com os anúncios da TV ou com as propagandas das revistas. O Inbound, por outro lado, ajuda a criar experiências, em vez de interrompê-las.
Por que investir no Inbound?
Em busca de resultados para a empresa, é fundamental entender quais são os pontos positivos de recorrer a essa técnica. A seguir, conheça algumas vantagens do investimento.
Criação de vínculo com os clientes
Nos últimos anos, o comportamento dos consumidores mudou muito. As estratégias de Outbound são, muitas vezes, mal vistas, principalmente entre as novas gerações, que tendem a valorizar estratégias consideradas menos invasivas. Com a chegada da internet e com a grande competição, as pessoas se tornaram mais exigentes. É preciso saber como se comunicar, tanto no marketing digital quanto no offline.
Com o marketing Inbound é possível estabelecer um relacionamento de valor, longe das interrupções e que atende a necessidades específicas. Com a aproximação, há uma melhoria no desempenho.
Alcance do público certo
Outro ponto importante é que o Inbound Marketing ajuda na segmentação da comunicação. É possível falar com um público específico e atrair as pessoas certas. Saber com quem se fala é importantíssimo na hora de planejar como e sobre o que falar, ao te encontrar, o seu público quer entender e se identificar com o que você diz.
Ao associar essa estratégia às atuações de marketing digital, fica ainda mais fácil definir com quem se comunicar e como atingi-los. Isso favorece o direcionamento, o controle e o impacto dentro do esperado.
O Inbound Marketing pode reduzir seus custos
Em relação às estratégias tradicionais, o custo desse tipo de marketing é bem menor. Em média, os leads gerados por inbound custam 62% menos que os do outbound marketing.
A própria escolha de elementos digitais garante bom alcance com baixo investimento. Isso favorece o faturamento, o lucro e a acessibilidade.
Retorno alto e duradouro
O Retorno sobre Investimento (ROI) é uma métrica que mede a relação entre lucros e custos. Em geral, o retorno do Inbound Marketing pode ser muito elevado. Em parte, isso se deve às suas diversas abordagens disponíveis. Alguns exemplos são:
- Uma estratégia de marketing de conteúdo gera até 4 vezes mais leads que uma campanha paga de mesmo orçamento;
- Os e-mails de boas-vindas podem gerar 320% mais faturamento do que mensagens promocionais;
- O ROI do e-mail marketing é de cerca de 3800%;
- 35% de todas as visitas aos e-commerces vêm da pesquisa orgânica, o que relata a importância do SEO;
- Os 5 primeiros resultados do Google recebem 70% das visitas;
- 64% dos consumidores entrevistados disseram que assistir a um vídeo em uma rede social influenciou a realização de uma compra, entre outros pontos.
Além de tudo, as estratégias de Inbound podem ser duradouras ou evergreen. Ou seja, continuam a gerar resultados mesmo após a execução inicial.
Como obter todos os benefícios?
Por causa desses aspectos tão positivos, o inbound marketing é altamente recomendado para pequenas e médias empresas. Ele oferece visibilidade, facilidade para que sejam encontradas e ainda melhora a comunicação.
Para obter tudo isso, é fundamental contratar uma agência de Marketing Digital que entenda de Inbound Marketing. Com profissionais capacitados, é possível estabelecer as estratégias de forma direcionada e muito efetiva.
O Inbound Marketing pode, sim, ser útil para o seu negócio. Desde que seja executado do jeito certo, oferece visibilidade, oportunidades de prospecção e melhorias de relacionamento com o mercado.
Se ainda tiver dúvidas, deixe um comentário e aproveite para se juntar à discussão!