Qual a importância do e-mail marketing? 8 motivos para usar agora!

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O Inbound Marketing traz diversas ferramentas para as empresas que desejam obter bons resultados. Com a intenção de atrair os clientes e levá-los ao fundo do funil de vendas, uma das propostas é o e-mail marketing.

Quando bem utilizado, é capaz de gerar ótimos impactos para o empreendimento e para a estratégia de vendas. A seguir, veja por que o e-mail marketing é uma alternativa oportuna.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing consiste em usar os diversos recursos de publicidade aplicados a esse meio de comunicação. Para ser aplicado corretamente, utiliza a segmentação de leads e, posteriormente, o envio automatizado para esses leads. Portanto, não se trata de enviar e-mails individuais e, sim, de realizar uma atuação em massa.

Qual a sua principal função?

O maior objetivo do e-mail marketing é ajudar a construir um relacionamento com um lead. Para que as mensagens sejam enviadas, o indivíduo tem que aceitar recebê-las.

Então, o empreendimento pode utilizá-lo como uma forma de se aproximar das pessoas e de gerar novas vendas. As ofertas, por exemplo, ajudam a garantir a conversão.

Por que ele é indispensável nas estratégias de Inbound Marketing?

Dentro de uma proposta de Inboud, o e-mail marketing é uma das ferramentas mais poderosas. A seguir, veja quais são os maiores benefícios.

1. Nutrição e promoção

Com uma abordagem tão próxima, é possível criar gatilhos para nutrir os leads. Assim, as pessoas recebem as informações necessárias, apreendem mais conteúdo e se tornam mais aptas à compra.

Por falar nisso, o processo de conversão também é facilitado. Com as ofertas enviadas no momento adequado, é possível conquistar um número ampliado de vendas.

2. Engajamento e relacionamento

Ao mesmo tempo em que o contato é feito para uma base robusta, não há intermediários e os e-mails são segmentados de acordo com interesses próprios dos leads, o que ajuda a manter um relacionamento próximo e humanizado.

O engajamento também é interessante. Em média, a taxa de abertura da ferramenta é de 25% e de cliques (CTR), de 4%. De acordo com o segmento, os números são ainda maiores.

3. Abordagem não-interruptiva

Além de o contato ser direto, ele também não é interruptivo. Por mais que a empresa envie uma mensagem para o usuário, a pessoa aceitou receber essa comunicação.

O envio de um e-mail não interrompe a experiência de navegação, prejudicando a experiência do usuário, como acontece com um anúncio intrusivo, por exemplo.

4. Rapidez

A elaboração de uma estratégia de e-mail marketing leva algum tempo, no entanto, a execução é bem simples. Com um bom recurso de automação, é possível enviar centenas de milhares de mensagens em apenas alguns instantes.

Isso traz dinamismo para a comunicação, ao mesmo tempo em que garante uma adaptação aos diferentes interesses do público-alvo.

5. Mensuração

Ao executar uma estratégia do tipo, é possível medir tudo: quantas pessoas abriram a mensagem, quantas clicaram, em quais links clicaram e quantas compraram a partir do link. Com entendimento sobre o comportamento, a tomada de decisão é favorecida. Além disso, todas essas informações podem e vão influenciar a criação de conteúdo futuro, tornando-o cada vez mais efetivo.

Isso é essencial para o Inbound Marketing, já que ele exige o reconhecimento das preferências do público para criar uma experiência que não é interruptiva.

6. Capacidade de segmentação

Com os recursos adequados, o envio de e-mail marketing pode ser segmentado de acordo com características específicas do público.

Isso melhora os resultados, já que mensagens personalizadas aumentam a taxa de cliques em 14% e a de conversão em 10%.

7. Formatos variados

Ao criar e-mails, dá para utilizar diversos recursos na elaboração das mensagens, muito além dos textos.

Simplesmente incluir a palavra “vídeo” no assunto ajuda a aumentar a taxa de abertura em 19% e de cliques em 65%. Assim, há mais interação e um desempenho ampliado.

8. Baixo custo e alto retorno

Desenvolver estratégias do tipo é muito eficiente por causa dos gastos baixos. Com uma boa ferramenta, cada envio não custa mais que alguns centavos.

Ao mesmo tempo, há um excelente desempenho. Em média, o retorno sobre investimento (ROI) é de 3800%. A cada R$ 1 investido, portanto, o retorno médio é de R$ 38.

O e-mail marketing é uma ótima oportunidade para quem quer utilizar recursos de Inbound. Com essa ferramenta, o seu empreendimento tende a  alcançar novos patamares.

Se você ainda tem dúvidas sobre essa estratégia, veja se o Inbound Marketing pode ajudar a sua empresa.

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