Fire Festival 2018: tendências e insights para o mercado digital

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A quarta edição do Fire Festival, evento organizado pela Hotmart, que aconteceu em Belo Horizonte nos dias 27, 28 e 29 de setembro, foi o maior sucesso. Com ingressos esgotados e participação de cerca de 3 mil pessoas, o Fire 2018 levantou discussões sobre empreendedorismo, marketing e cultura digital, além de levantar importantes insights para os profissionais do mercado e discussões sobre as maiores tendências para os próximos anos, em todo o setor.

O evento contou com palestras, compartilhamento de cases de sucesso e lançamento de novidades gigantes como Google, Linkedin, Instagram, Tinder, Booking,com, The Walt Disney Brasil, Real Madrid, entre outras. Quem participou do evento pôde atestar a eficiência das estratégias utilizadas nos próprios negócios, e claro, ter novas ideias e planejar os próximos passos partir dos diversos temas e conhecimentos compartilhados.

Panorama geral: o que levamos para casa

Nos dois palcos do Fire Festival 2018, que contou com uma série de palestras simultâneas, a equipe da A4D esteve presente e atenta às ideias de grandes referências do mercado. Assim, reunimos os temas mais abordados, além das tendências que são apostas para o próximo ano, para compartilhar aqui no blog como foi essa experiência.

Os assuntos abordados pelos palestrantes de forma mais recorrente foram relacionados ao planejamento de negócios de produtos digitais, divulgação e vendas desses infoprodutos, assunto no qual a Hotmart, empresa especializada no ramo e líder no segmento, é referência.

Outras apostas para o mercado estão relacionadas à performance e aos resultados de ações de marketing digital, mais especificamente, abordando temáticas sobre criação de conteúdo relevante, bem como sobre a divisão clara entre os momentos de reconhecimento da marca e de compra de um cliente.

Um dos aprendizados mais relevante, ainda, esteve relacionado à total atenção na qualidade do produto oferecido pelos negócios digitais, e no foco na análise de dados, que torna possível metrificar as informações e alcançar melhores resultados.

Palestras destaque

Entre as mais de 60 atrações nacionais e internacionais que passaram pelo Fire 2018, s palestras que mais surpreenderam ficaram entre os heads de empresas relevantes do mercado, como Google, Linkedin e Blizzard, o Painel Influenciadores e Nathalia Arcuri.

À frente da empresa que mais entende de buscas no mundo, Adriano Nasser, Head de Parcerias na Google, debateu sobre como levar em consideração a jornada do consumidor e os diferentes micro-momentos, para impactar de maneira distinta o poder de decisão de compra. Já Michelle Schneider, Head de Marketing do Linkedin, provocou diversos insights sobre a importância da produção de conteúdo e os diversos tipos de anúncios na plataforma, focando em estratégias para os negócios B2B, enquanto Daniel Kawano, da Blizzard Entertainment, falou sobre o mundo dos eSports, engajamento da audiência e a importância de entender o comportamento dos usuários.

Como tem feito nas últimas edições, o Fire abre espaço para discussões sobre as mais diversas formas de divulgação, parcerias e vendas nos meios digitais, sendo que os influenciadores, atualmente, são um dos principais meios encontrados pelas marcas para difundir conteúdo, alcançar grandes públicos e vender mais. Essa foi a discussão levantada pelos painéis Influenciadores e Profissão Internet, que contou com a participação de grandes influencers e produtores de conteúdo como Felipe Titto, Pathy dos Reis, Dani Noce e Paulo Cuenca, fortes presenças em redes como Instagram e Youtube.

Marketing Digital: conteúdos mais atrativos

Quando o assunto é estratégia digital, em uma série de palestras foram levantados  insights sofre a eficiência dos canais, sendo a assertividade dos conteúdos e o impulsionamento de anúncios os assuntos mais comentados e úteis para o alcance de resultados.

Camila Porto, Silvia Ramazzotti, Head do Instagram e Samuel Pereira, fundador da Segredos da Audiência abordaram temas sobre estratégias digitais em redes sociais, com o foco em interação e engajamento da audiência utilizando mensagens criativas e personalizadas. Além deles, Andrea Iorio, Head do Tinder, discorreu sobre um importante tema para a realidade dos profissionais do mercado, relacionado às competências necessárias para ter sucesso na era da transformação digital, trazendo conceito relevantes como relacionados ao levantamento de soluções de alto valor agregado e o foco em resultados.

Entre os conteúdos mais atrativos, ainda, Rafael de los Santos e Diogo Kotscho, responsáveis pela comunicação do Real Madrid e Orlando City, respectivamente,

completaram a lista de palestras sobre marketing digital mais interessantes do Fire 2018. Ambos trouxeram estudos de caso sobre o crescimento e planejamento de comunicação digital dos clubes, dando, especialmente, lições sobre como a reunião de dados e de informações completas sobre o perfil dos fãs nas redes possibilita entender e entregar conteúdo cada vez mais relevante para os seguidores.

Veja como foram as palestras, a experiência dos participantes no evento e muito mais no vídeo que produzimos durante o festival!

Para ficar de olho: tendências de 2019

Ainda que o Fire 2018 tenha contado com palestras e discussões sobre os mais diversos assuntos relacionados ao mercado digital, a grande maioria delas tinha algo em comum: os mesmo olhares e direcionamento de ações projetadas para o futuro próximo.

Entre os temas abordados, alguns chamaram atenção pela recorrência e claro, pelo enfoque na importância de levá-los em consideração agora, para ter resultados  no futuro próximo. Confira quais eles são:

Vídeos

Os conteúdos audiovisuais já tem sido destaque nas estratégias digitais devido ao crescimento do consumo desse tipo de conteúdo em quase 90% nos últimos três anos. Isso porque vídeos são didáticos, engajam mais, geram mais identificação da audiência  e levam maior número de conversões e resultados aos negócios.

Mobile

Os novos meios de indexação e ranqueamento do Google, levando em consideração a versão dos sites para dispositivos móveis, confirma a importância da experiência mobile nos dias atuais. Os acessos por dispositivos móveis já ultrapassam os por meio de desktop, e por esse motivo, é necessário planejar, como vez mais, ações e conteúdos que condizem com uma boa experiência para os usuários .

Machine learning

Relacionado ao sistema de inteligência e aprendizado das máquinas, o conceito nada mais é que o reconhecimento de dados por meio de estatísticas e algoritmos. Por meio da inteligência artificial, o machine learning é um sistema capaz de identificar padrões de comportamento e processá-los, possibilitando a programação de tarefas personalizadas.

Cloud

O armazenamento e gestão de sistemas está mais rápido, seguro e tem melhor desempenho. A computação em nuvem proporciona essas e outras vantagens para as empresas que Ti que utilizam os recursos de computação como um serviço. Além dessas vantagens para os negócios, a facilidade e acessibilidade também é estendida aos usuários, que necessitam somente de conexão à internet para utilização desses sistemas.

Império de conteúdo e personalização

Com o Inbound Marketing e os produtos digitais em alta, é necessário criar estratégias que associam a produção de conteúdo de qualidade ao crescimento do número de vendas. Para que isso aconteça, é essencial estar presente de forma relevante nos diversos canais, levando conteúdo de alto nível em alta frequência. Por consequência disso, dominação de canais possibilita a geração de alto tráfego e de audiência, facilitando o recolhimento de informações relevantes, como perfil dos usuários e dos consumidores.

Gostou de saber mais sobre as tendências do mercado digital? Acessando o blog da A4D você fica por dentro de todas as novidades!

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