Conheça as Metas e Estratégias de Lance do Google Ads

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Na hora de criar uma campanha e traçar sua estratégia de lance no Google Ads, diversos fatores devem ser levados em consideração, afinal, essa é uma plataforma complexa, com inúmeras possibilidades, seja pelo número de canais, tipos de campanhas ou possibilidades de segmentações.

A princípio, a gama de opções pode assustar, mas na verdade isso nos revela uma liberdade enorme para encontrarmos a melhor abordagem para que nossos objetivos sejam alcançados.

São vários os pontos a serem visitados na criação de uma campanha, entre eles o orçamento, a segmentação regional, horário, canais, tipos de anúncios  e muitos outros. Aqui vamos abordar dois pontos estratégicos: as metas das campanhas e as estratégias de lances.

Em um resumo simples, a meta é o seu “o que” e a estratégia de lance e o seu “como”.

A estratégia de lance é a forma como você irá realizar a compra da mídia. As metas são o que, de fato, a sua estratégia procura gerar, como, por exemplo tráfego, vendas ou visibilidade. A partir das metas, definiremos por qual tipo de interação iremos pagar.

As metas se dividem em: visualizações, impressões, cliques e conversões. Cada uma delas trabalha de formas diferentes.

Metas (o que você pretende alcançar):

Visualização

Essa métrica é utilizada para campanhas de vídeos, ela nos diz quantas vezes o nosso vídeo foi visto. O Google irá cobrar por essa visualização a partir de 30s (isso pode mudar de acordo com a sua estratégia).  Essa é uma meta que serve para aumentar o reconhecimento da sua marca e também auxilia as demais estratégias. Os resultados dessas estratégias serão cobrados em CPV (custo por visualização)

Impressões

Seu foco é no número de vezes que o seu anúncio será exibido. Essa métrica busca aumentar o número de vezes que o seu anúncio será impresso para o seu público. Essa também é uma meta que serve para aumentar o reconhecimento da sua marca e auxilia as demais estratégias. Ela não é muito indicada para gerar tráfego ou conversões.

Cliques

Essa é a métrica que a maioria das campanhas utilizam. Sua principal função é gerar tráfego para um destino através de cliques.  Também é possível utilizá-la para gerar conversões, para isso é necessário um profissional que faça as otimizações e que tenha experiência.

Conversões

Essa meta foca na realização de ações no seu site. Essa é meta mais avançada e que visa sempre a performance das ações. Para que seja efetiva, as ações precisam ser configuradas na conta de forma correta, para que o algoritmo do Google possa entendê-las. As conversões podem ser inúmeras: download de ebook, compra, cadastro, entre outros.

Agora nós já sabemos quais tipos de metas podemos escolher e qual a sua função. Além das metas é preciso escolher uma estratégia de lance.

Estratégias de Lance (como alcançar suas metas):

As estratégias de lance do Google são divididas entre Estratégias de Lance Inteligente e Estratégias de Lance Manual. As estratégias de Lances Inteligentes usam o aprendizado de máquina com o objetivo de otimizar os resultados, dando lances específicos para cada leilão ao qual a campanha participe. O lance manual é uma forma de compra onde quem opera a campanha tem total controle dos lances.

Lances Manuais:

CPC manual

Você define seu próprio custo por clique (CPC) máximo para os anúncios. Essa foi a primeira forma de lances do Google e ela não utiliza o machining learning da plataforma. Apesar disso quando essa estratégia é implementada por um profissional pode dar ótimos resultados. Isso vai depender especificamente da necessidade do cliente.

Lances Inteligentes:

CPC otimizado

Aumenta ou diminui seus lances manuais para ajudar você a gerar mais conversões. Essa estratégia permite que o algoritmo mude os seus lances afins de aparece para pessoas propensas a realizar a suas conversões. Essa estratégia ainda é focada no CPC e com ela podemos limitar o custo por clique que estamos dispostos a pagar.

Maximizar cliques

Define lances para ajudar você a gerar a maior quantidade de cliques sem exceder o orçamento disponível. O algoritmo irá mudar os lances da campanha a fim de conseguir o clique. Sendo assim se o algoritmo perceber que a pessoa tem propensão a clicar mesmo que o seu anúncio apareça na terceira posição, ele irá dar lances menores e reduzir os custos.

Maximizar conversões

Define lances para conseguir o maior número possível de conversões dentro do seu orçamento. Essa estratégia se foca em conseguir o máximo de conversões possíveis dentro do seu orçamento  

ROAS desejado

Define lances para ajudar você a conseguir o maior valor de conversão mantendo o retorno do investimento em publicidade (ROAS) desejado. Sendo assim você pode definir qual a porcentagem de retorno que você quer por R$ investido. EX: Quero um retorno de R$5 para cada R$1 investido. Mas é preciso ter cuidado, essa configuração dará uma direção para a inteligência do Google, mas por vário motivos pode ser que o objetivo não seja alcançado.

CPA desejado

Essa é a estratégia mais avançada do google. Ele utiliza toda a inteligência da plataforma de forma de potencializar os resultados. Mas é preciso ter em mente que para que ele seja efetiva é preciso que tenhamos uma boa estrutura. Não adianta usar essa estratégia se a usabilidade do seu site for ruim ou se o preço do seu produto for muito maior. É uma estratégia e não um milagre. Sendo assim, nessa abordagem a plataforma que define os lances para gerar o maior número possível de conversões e alcançar seu custo por aquisição (CPA, na sigla em inglês) médio desejado.

Definir posição na página de pesquisa

Define lances para ajudar você a exibir seus anúncios na parte superior da página ou na primeira página dos resultados de pesquisa. Essa estratégia serve para ser visto sempre em primeira posição, mas isso não quer dizer que você terá melhores resultados.

Parcela de superação desejada

Define automaticamente os lances para ajudar você a superar anúncios de outro domínio. Essa estratégia te possibilita superar um concorrente específico. Um exemplo disso é que se algum concorrente tiver comprando seu nome você pode usar essa estratégia para superá-lo.

Parcela de impressão desejada:

Essa estratégia te ajuda a ter uma presença maior. Seu anúncio será visto pelo maior número de pessoas dentro da sua segmentação.

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