Dashboard: o que é e a importância para o seu negócio

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Com um volume cada vez maior de informações, reunir as mais relevantes e, através da análise dos dados, tirar conclusões, é um dos principais desafios dos gestores.  Acompanhar o desempenho do seu negócio em um só lugar é o objetivo de um dashboard no marketing.

Pensando nisso, reunimos as informações mais relevantes sobre essa ferramenta de gestão e seus benefícios. Vamos entender melhor?

O que é um dashboard?

O termo painel de bordo ou dashboard é utilizado para representar um “painel de indicadores”, como, por exemplo, o painel de indicadores de um automóvel (indicador de velocidade, indicador de temperatura do motor, indicador do nível do óleo etc.). Um dashboard, no contexto de TI, é um painel de controle visual que apresenta, de maneira centralizada, um conjunto informações (indicadores e suas métricas). No marketing digital, sua função é semelhante, pois apresenta os indicadores de desempenho e os dados específicos, de forma clara e objetiva.

Dashboard e sua utilidade no Marketing Digital

O dashboard é uma ferramenta de visualização de dados que exibe o status atual das métricas, de forma a explicitar o desempenho das estratégias online da empresa. Nele estão reunidos e organizados os números, métricas e indicadores de desempenho daquela campanha.

O objetivo dos dashboards é possibilitar o monitoramento dos resultados de uma empresa distribuídos em diversos indicadores. Compreender a dinâmica do dashboard, e saber utilizá-lo, trará uma visualização mais rápida e eficiente dos dados captados, e consequentemente, relatórios mais precisos para o seu negócio.

Por isso, o painel de controle deve mostrar os principais dados de forma visual, em números, imagens e gráficos, facilitando o entendimento, para melhor absorção das informações.

Uma ferramenta de apoio à decisão

Você deve estar se perguntando o porquê de adotar o dashboard como uma prática em sua rotina… calma, te explicamos! Por trás de todo empreendimento bem-sucedido há uma equipe de gerenciamento informada, que provém por mudanças. Os painéis de bordo colaboram na tomada de decisões, diminuem possíveis riscos nas operações e otimizam o tempo, além de melhorar o desempenho e produtividade.  O uso da ferramenta trará ainda mais relevância e precisão em suas ações, pois será possível visualizar todo o projeto de forma resumida.

Análise de performance através do Dashboard

Tão importante quanto alinhar metas e definir indicadores para a sua campanha, é essencial acompanhar e interpretar os resultados dispostos no dashboard, para obter êxito nas estratégias digitais de performance.

Mas, para entender se o painel de marketing está com todos os dados que você precisa, pense nos objetivos da sua campanha e se pergunte: quais resultados devo esperar com esta estratégia?

Acompanhamento de performance

Através do painel de controle você poderá avaliar produtividade, qualidade, capacidade, vendas, lucro, entre outros, logo, você estará a par de toda a evolução do projeto. Com o acompanhamento contínuo e em tempo real dos resultados da sua empresa, será mais fácil tomar uma decisão assertiva em relação ao seu negócio.

Com o dashboard, você acompanhará a totalidade de conversões, de impressões, o valor gasto, o custo por clique, o custo por aquisição, dentre outras métricas. São muitas possibilidades, que variam de acordo com as suas pretensões em relação à campanha ou projeto.

Dashboard A4D: Monitoramento em tempo real

Como gestor, você precisa saber o que está acontecendo na sua empresa o tempo todo. Com o Dashboard da A4D, uma plataforma exclusiva, você tem acesso à todas as informações em apenas uma tela, e o melhor, em tempo real.

Disponível em Desktop e em aplicativo mobile, você pode acessar o painel de controle com todos os indicadores de suas campanhas, o retorno do seu investimento, de forma a diagnosticar falhas ou possíveis melhorias.

Como funciona?

A ferramenta é funcional e prática, não é preciso gerar relatórios para ter acesso à determinados números: basta acessar o sistema. Ele traduz em dados a forma como você está gastando seus recursos.

O Dashboard traz informações rápidas e transparentes para o gestor e para toda a equipe, de forma que você possa visualizar as métricas de campanha de AdWords, fazer o controle do orçamento gasto – seja ele diário ou não – de acordo com o produto e acompanhar os resultados de determinado período. Além disso, com a funcionalidade do aplicativo mobile, você pode acompanhar seus resultados de qualquer lugar, em qualquer momento. E ainda, você recebe alertas da plataforma em momentos importantes da sua campanha.

Você contará com a análise de campanha da equipe da A4D, que estará a par dos seus resultados, e caso identifique algum ponto a ser melhorado, através do dashboard, os analistas da A4D estarão dispostos a esclarecer e resolver a questão para você.

Cultura com foco em resultados

A A4D tem foco em resultados reais e através do Dashboard da A4D, você acompanha o desempenho e produtividade, além de otimizar a sua campanha.

Conheça na prática as funcionalidades do Dashboard da A4D, e aumente a produtividade da sua empresa!O que você achou sobre o artigo? Baixe o e-book Geração de contatos com o Google Adwords e entenda melhor sobre como alavancar seus resultados com as campanhas do Google.

Por: Eduarda Gonçalves

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