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Antes de partirmos para os padrões de criação de landing pages, vamos às definições: as landing pages ou páginas de captura são endereços pensados para a conversão.
Nelas são oferecidos conteúdos valiosos para pessoas que vão, idealmente, deixar seus dados de contato em troca do item ofertado.
A estrutura é mais enxuta e segue padrões específicos — por isso, a criação de landing pages exige alguns cuidados.
Se esses endereços forem criados do jeito adequado, o resultado vem na forma de um desempenho otimizado para o negócio.
Então, veja algumas dicas de como criar landing page e quais são os pontos que merecem a sua atenção.
Qual é a sua utilidade?
Tão importante quanto entender o que é landing page é saber para que ela serve. Basicamente, tem o objetivo de gerar leads e criar oportunidades para o negócio.
A partir da captação das informações, fica mais fácil realizar a qualificação ou lead scoring. Com um direcionamento adequado e com a ajuda do funil de vendas, torna-se possível diminuir o custo de aquisição de novos clientes e pedidos.
Quais são os itens principais na criação de landing pages?

Na hora de criar landing page, é fundamental utilizar alguns elementos. Eles fazem parte da arquitetura do endereço e devem ser pensados para que sejam efetivos. A seguir, conheça quais são os principais.
Oferta
A oferta é a grande razão de uma landing page existir. É o caso de oferecer um e-book, uma planilha ou mesmo um teste gratuito de software.
Como se trata do que a pessoa vai “ganhar” após o preenchimento, é importante oferecer um conteúdo valioso para o público.
Título
O título é um elemento indispensável para chamar a atenção. O ideal é deixá-lo curto, simples e direto ao ponto.
Ao mesmo tempo, é fundamental ser honesto. Não adianta prometer que essa é “a oferta que vai mudar a sua vida”, porque isso só causa expectativas frustradas. Prefira gerar interesse e despertar curiosidade do jeito certo.
Descrição
Na descrição, explique do que se trata a oferta e por que é vantajosa. Deixe claro se ela é gratuita ou limitada, por exemplo.
O melhor é torná-la sucinta, de modo a não dispersar o interesse da oportunidade em potencial.
CTA
Na criação de landing pages, o CTA é o elemento mais importante, porque motiva a conversão. Garanta que seja claro e objetivo para que a pessoa saiba como proceder.
Ele também deve ser persuasivo e incluir verbos no imperativo é interessante. Trechos como “Clique aqui” ou “Cadastre-se agora” são bem-vindos.
Campos de preenchimento
Os campos de preenchimento recebem as informações de identificação e de perfil para gerar o lead.
Além de nome e e-mail, podem-se incluir outros campos, como profissão ou telefone. Tudo depende dos objetivos e da persona.
Conteúdos visuais
Deixar a landing page visual é muito importante. Os vídeos, por exemplo, podem aumentar as conversões em até 86%.
Também vale empregar formas, como botões para o CTA e blocos de informações. Já as cores, quando bem usadas, dão destaque aos elementos importantes.
Opte por modelos mobile friendly

O mobile está cada vez mais forte e é essencial para uma boa experiência. Para evitar que as pessoas saiam sem converter por causa da página que não carrega corretamente, garante que o modelo se adapte a qualquer tamanho de tela e sistema operacional.
Otimize para SEO
Outro ponto importante é a otimização para SEO. Utilize técnicas como o uso de palavras-chave, adoção de meta-description, title e imagens otimizadas para aumentar a relevância e o alcance.
Faça testes A/B
Já que o objetivo é potencializar os resultados obtidos, os testes A/B são essenciais. Nele, você deve mudar apenas um aspecto, como a cor do botão de CTA ou a posição do formulário. Caso haja alguma discrepância no valor de conversões, você saberá quais são as preferências do público.
A criação de landing pages é voltada para a conversão do negócio e, para tanto, deve incluir alguns elementos. Com o apoio de uma equipe especializada, é possível obter os melhores resultados.
Conheça o serviço de landing pages da A4D e entre em contato para que possamos ajudar!