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É extremamente comum que as empresas se preocupem em criar ações para adquirir novos clientes. Aliás, são eles que aumentam a receita e trazem lucratividade para a sua empresa, certo? Entretanto, a maioria delas se esquece de criar um relacionamento com os próprios consumidores e de pensar em como reter clientes que já foram conquistados. E isso pode ser fatal!
Segundo uma pesquisa do Gartner Group, um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar a uma elevação de 25% a 125% nos lucros. Além do mais, o custo para adquirir um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que o custo para manter um cliente existente.
Por isso, você precisa se relacionar com os seus clientes para retê-los já! Uma forma de fazer isso é através do marketing de conteúdo, ou seja, da produção de conteúdos valiosos e relevantes para engajar o seu público. Dentro dessa estratégia, existem diversas possibilidades de materiais que podem ser usados com o objetivo de retenção de clientes. Confira algumas a seguir:
Como reter clientes? Comece tirando dúvidas frequentes
O seu cliente possui dúvidas pontuais que precisam ser respondidas, afinal, ele deve estar educado e satisfeito. Se ele fica sem resposta, ou recebe um atendimento demorado, isso não acontece.
Por isso, através de conteúdo, você consegue ser objetivo e esclarecer um determinado tema que facilita o uso do seu produto ou serviço. Isso melhora a experiência do seu cliente, garantindo que ele enxergue o valor no que comprou e continue comprando com você.
Treine os seus clientes
Já pensou se você pudesse, em vez de treinar cliente a cliente para usar melhor o seu produto ou serviço, fazer isso de uma só vez? Através de conteúdos isso se torna possível. Quando a sua empresa lançar uma tecnologia nova, por exemplo, que será usada pelos seus consumidores, você poderá enviar um material – texto ou vídeo – para todos, de uma só vez.
Dessa forma, você gasta menos tempo com atendimento, realiza o treinamento desejado e ajuda os seus clientes a terem mais conhecimento para aproveitar melhor o seu produto e, consequentemente, alcançar as suas metas e objetivos.
Fale sobre a sua empresa
Deixe os seus clientes por dentro das ações que a sua empresa realiza. A partir da criação de conteúdos institucionais e envio por email, você mantém uma comunicação eficaz com os seus consumidores. Afinal, eles são os maiores interessados em saber o que acontece na sua empresa.
Esse tipo de conteúdo possibilita que o cliente confie ainda mais em você e conheça melhor os valores da sua empresa, para que fique satisfeito e confiante em continuar consumindo os seus produtos e serviços.
Agora você já sabe como reter clientes usando o marketing de conteúdo. A produção de conteúdo é crucial para que eles continuem percebendo valor na sua empresa e enxergando que ela se preocupa em estabelecer uma relação entre vocês. A produção de um blog para postar esses materiais é uma ótima estratégia!
Se quiser saber mais sobre todas as possibilidades do marketing de conteúdo para o seu negócio, entre em contato com os especialistas da A4D aqui.