Saiba como aumentar sua lista de e-mails em 7 dicas simples

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O e-mail marketing é indispensável em uma estratégia de inbound marketing. Para audiências B2B, é a terceira principal fonte de informação — perde apenas para recomendações e indicações de líderes da indústria. Na abordagem B2C, um e-mail de boas-vindas pode aumentar a receita em até 320%. Além de tudo, quem compra por esse meio gasta até 138% a mais do que quem não tem ofertas na caixa de entrada. Para melhorar o retorno sobre investimento, é essencial fazer crescer a lista de e-mails.

Durante muito tempo, a compra de contatos foi o meio utilizado. No entanto, essa é uma prática ruim e até abusiva. Como consequência, seu negócio pode ser visto da forma incorreta e mesmo ser bloqueado como spam. No lugar, é melhor recorrer a estratégias válidas.

A seguir, veja 7 orientações simples e eficientes para fazer crescer a lista de e-mails.

1. Ofereça conteúdos ricos e e-books

Ter uma boa oferta é um dos meios mais eficazes de conseguir o e-mail dos seus contatos. Se quiser algo simples, é possível oferecer conteúdos ricos e e-books que sejam de interesse da persona.

Um guia completo, um whitepaper, um infográfico, um estudo de caso ou uma pesquisa são elementos de grande valor para o usuário. Ao disponibilizá-los em troca das informações de contato, a sua lista cresce de forma orgânica.

2. Apresente cursos e webinars

Para gerar ainda mais valor e atratividade, é possível elaborar cursos, treinamentos e webinars. A partir do fornecimento do e-mail, a pessoa recebe o link de acesso e pode aproveitar todo o conhecimento.

Além de ser uma ótima forma de crescer a lista de e-mails, é um jeito de segmentar a base, entender as necessidades dos indivíduos e aumentar o engajamento.

3. Disponibilize uma ferramenta relacionada à empresa

Outra possibilidade consiste em disponibilizar uma ferramenta que esteja ligada ao empreendimento, em troca do contato. Uma corretora de valores, por exemplo, pode criar uma calculadora de investimentos. Ao inserir o e-mail, a pessoa utiliza o recurso livremente.

O mesmo vale para planilhas, checklists, modelos de contrato e tantos outros elementos. Simples de elaborar e de usar, o item gera novos contatos.

4. Use CTAs nos conteúdos

O marketing de conteúdo é outra ferramenta importante na estratégia inbound. Geralmente, ele se manifesta por meio da produção de postagens no blog, as quais atraem tráfego e melhoram o alcance.

Para aumentar a lista de e-mails, é interessante usar uma chamada para ação ou call to action (CTA) ao final. Convidar as pessoas a assinar a newsletter direciona os usuários, já que elas passam a receber as atualizações por e-mail.

5. Explore bem o espaço do blog

Por falar no blog, é muito importante utilizar o espaço da melhor forma. Na header ou no topo, é oportuno ter um campo para que a pessoa se cadastre na newsletter.

Também vale oferecer a opção em menus e nas sidebars ou laterais. Um banner atrativo que estimula o cadastro, por exemplo, pode ser o suficiente para despertar o interesse e levar à ação.

6. Ofereça brindes, descontos ou testes

Já que as ofertas de valor são grandes iscas, é possível levá-las a um novo nível. É o caso de oferecer um desconto ou mesmo um brinde na compra para quem disponibilizar o e-mail.

Para as empresas de tecnologia, dá para disponibilizar o teste da plataforma, software ou recurso mediante o contato. Isso gera leads com maior intensidade e melhora, inclusive, a avaliação do funil de vendas.

7. Aproveite as ferramentas já usadas

‘Ao mesmo tempo, não deixe ignore os recursos que já são utilizados. Vale a pena usar landing pages que direcionem para a newsletter, bem como pop-ups e até anúncios e publicações pagas.

Nas redes sociais, também é válido divulgar ofertas — como dos conteúdos ricos — para conseguir novos contatos.

Com essas dicas, aumentar a sua lista de e-mails não será mais um desafio. Ao final, é possível ter um retorno ainda melhor com a sua estratégia de inbound.

Para se convencer de vez da importância, veja 8 motivos para investir em e-mail marketing.

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