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Comece a usar conteúdo para reter clientes!

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É extremamente comum que as empresas se preocupem em criar ações para adquirir novos clientes. Aliás, são eles que aumentam a receita e trazem lucratividade para a sua empresa, certo? Entretanto, a maioria delas se esquece de criar um relacionamento com os próprios consumidores, depois de conquistados. E isso pode ser fatal!

Segundo uma pesquisa do Gartner Group, um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar a uma elevação de 25% a 125% nos lucros. Além do mais,  o custo para adquirir um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que o custo para manter um cliente existente.

Por isso, você precisa se relacionar com os seus clientes para retê-los já! Uma forma de fazer isso é através do marketing de conteúdo, ou seja, da produção de conteúdos valiosos e relevantes para engajar o seu público. Dentro dessa estratégia, existem diversas possibilidades de materiais que podem ser usados com o objetivo de retenção de clientes. Confira algumas a seguir:

Tire dúvidas frequentes

O seu cliente possui dúvidas pontuais que precisam ser respondidas, afinal, ele deve estar educado e satisfeito. Se ele fica sem resposta, ou recebe um atendimento demorado, isso não acontece.

Por isso, através de conteúdo, você consegue ser objetivo e esclarecer um determinado tema que facilita o uso do seu produto ou serviço. Isso melhora a experiência do seu cliente, garantindo que ele enxergue o valor no que comprou e continue comprando com você.

Treine os seus clientes

Já pensou se você pudesse, em vez de treinar cliente a cliente para usar melhor o seu produto ou serviço, fazer isso de uma só vez? Através de conteúdos isso se torna possível. Quando a sua empresa lançar uma tecnologia nova, por exemplo, que será usada pelos seus consumidores, você poderá enviar um material – texto ou vídeo – para todos, de uma só vez.

Dessa forma, você gasta menos tempo com atendimento, realiza o treinamento desejado e ajuda os seus clientes a terem mais conhecimento para aproveitar melhor o seu produto e, consequentemente, alcançar as suas metas e objetivos.

Fale sobre a sua empresa

Deixe os seus clientes por dentro das ações que a sua empresa realiza. A partir da criação de conteúdos institucionais e envio por email, você mantém uma comunicação eficaz com os seus consumidores. Afinal, eles são os maiores interessados em saber o que acontece na sua empresa.

Esse tipo de conteúdo possibilita que o cliente confie ainda mais em você e conheça melhor os valores da sua empresa, para que fique satisfeito e confiante em continuar consumindo os seus produtos e serviços.

Agora você já sabe como usar o marketing de conteúdo para reter os seus clientes. A produção de conteúdo é crucial para que eles continuem percebendo valor na sua empresa e enxergando que ela se preocupa em estabelecer uma relação entre vocês. A produção de um blog para postar esses materiais é uma ótima estratégia!

Se quiser saber mais sobre todas as possibilidades do marketing de conteúdo para o seu negócio, entre em contato com os especialistas da A4D aqui.

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