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Aprenda definitivamente com a A4D o que é Inbound Marketing

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Muito se fala sobre Inbound Marketing. Mas você realmente sabe o que significa essa estratégia digital? Sabe como colocá-la em prática para obter resultados reais? Definí-la realmente não é uma tarefa fácil. Afinal, o conceito é amplo e está em constante construção.

De fato, podemos afirmar que essa forma de marketing digital prioriza a necessidade do público que a empresa deseja conquistar. Ela visa, através da criação de conteúdo relevante, atrair os potenciais clientes, conquistar a sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés de a empresa ir até ele.

Por esse motivo, o Inbound Marketing também é chamado de Marketing de Permissão. Isso porque ele não é intrusivo, ou seja, não envolve ações que pulam na frente do público quando ele menos espera. Pelo contrário. Diferentemente da propaganda tradicional, ele não interrompe, mas faz com que os seus potenciais clientes te encontrem.

Esse, inclusive, é o maior objetivo do Inbound Marketing: atrair o público até a empresa. Em seguida, fazer com que ele te encontre, se comunicar com ele, entender as suas necessidades, ajudá-los e por fim, educá-los. Tudo isso para gerar leads qualificados, ou seja, contatos que realmente tenham interesse nos serviços que você oferece.

Para te ajudar a ficar craque em Inbound Marketing, a A4D criou este material com as ações que envolvem essa estratégia tão inovadora, que traz um novo conceito e uma nova forma de trabalhar o marketing. Confira abaixo:

Como funciona o Inbound Marketing?

A sua empresa deve ser a mais completa fonte de informações disponível no seu mercado. Conhecer o público, desenhar personas e direcionar conteúdo para elas para atraí-las para os canais da sua empresa e encaminhá-las pelo funil de venda até estarem prontas para se tornarem clientes. Esse é o funcionamento do Inbound Marketing, através das seguintes etapas:

Atrair o público

Dentro da estratégia de Inbound Marketing, o primeiro passo é atrair o público com a produção e oferta de conteúdos relevantes e relacionados à área de atuação da sua empresa. Esses conteúdos serão mapeados de acordo com a necessidade das suas personas e ofertados em um blog.

Relacionar com o público

Em seguida, será fundamental manter um relacionamento com esses leads para educá-los e conduzí-los pelo funil de vendas até que estejam prontos para comprar. São ações de relacionamento para “esquentar” os leads:

  • Email Marketing: esse canal direto com o lead é uma oportunidade de ouro para oferecer conteúdos de acordo com o seu perfil e momento na jornada de compra e fazê-lo avançar para o momento da venda. Para permitir o envio dos emails, você deve criar um material rico, como um e-book, e ofertá-lo em uma landing page. Quando o usuário te fornecer os dados para ter acesso ao conteúdo, estará permitindo o seu relacionamento com ele.
  • Automação de Marketing: a nutrição dos leads visa fornecer material de qualidade, educando e criando um relacionamento com esses potenciais clientes. O objetivo é aumentar a qualidade dos negócios realizados pelo time comercial e evitar a abordagem direta de leads ainda não qualificados. A nutrição de leads também elimina quem não está interessado em comprar o seu produto ou contratar o seu serviço.

Fechar a venda

Você sabia que as chances de vender para um lead “quente” são 8 vezes maiores que para um lead “frio”? Na A4D, através do Inbound Marketing, nós identificamos boas oportunidades para filtrá-las e passá-las para o time de vendas. Dessa forma, garantimos o esforço do comercial apenas para contatos mais preparados para a compra.

Mensurar os resultados

O Inbound Marketing é extremamente focado em resultados. E através dele é possível mensurar e analisar todas as ações para que, se não estiver obtendo retorno, seja possível rapidamente mudar e aprimorar a estratégia.

Fidelização de clientes

Depois de conquistar novos clientes, é preciso fidelizá-los, certo? Afinal, o custo para adquirir um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que o custo para manter um cliente existente. Além do mais, o cliente satisfeito e fiel é o seu maior divulgador e a sua porta de entrada para novos consumidores.

O Inbound Marketing é a melhor estratégia para fidelizar o seu cliente. Relacionar-se com ele significa garantir uma boa experiência e conquistá-lo. Você precisa continuar envolvendo, encantando e educando a sua clientela para não perdê-la para a concorrência!

Através do Inbound Marketing, a sua empresa se torna relevante e útil para os seus clientes e o seu marketing deixa de ser interruptivo. Com a oferta de conteúdo que o seu público-alvo considera relevante, você atrai e conduz os consumidores para o seu site, consolidando a sua marca e capturando mais leads qualificados.

É uma estratégia completa e também complexa, extremamente focada na sua persona e que reúne as melhores ações de marketing para atrair o público certo para a sua empresa e fazer com que esses leads passem por todas as etapas do funil de venda até estarem prontos para se tornarem um cliente de fato. Em seguida, também será possível deixá-los satisfeitos e fiéis a sua empresa.  

E você, ficou com alguma dúvida sobre Inbound Marketing? Nós da A4D trabalhamos para te ajudar a ter os melhores resultados. Converse com um de nossos especialistas aqui.

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