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A4D participa de evento do YouTube em São Paulo

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A A4D esteve presente, na última quarta-feira (8), no lançamento da primeira edição do YouTube Insights. A publicação, baseada em pesquisas e análises feitas pela consultoria inglesa de inteligência e inovação Contagious, pela agência de pesquisa de mercado Reds e com dados internos da plataforma, apresenta novos comportamentos do consumidor e traz dados, insights e ideias para inspirar quem trabalha com construção de marca.

Dentre os convidados, cerca de 500 profissionais de empresas conceituadas e agências premiadas. “Para a A4D foi um prazer estar no YouTube Insights representando Minas Gerais, já que fomos a única empresa de marketing digital do estado convidada a participar do evento. Além de todas as nossas soluções de mídia, como o Google Adwords, nós já vendemos campanhas no Youtube e queremos avançar ainda mais”, afirma Alexandre Magno, Diretor de Operações do grupo Diários Associados.

Para Susana Ayarza, Diretora de Marketing no Google Brasil, o mercado demonstra uma grande ansiedade de conhecer e entender as transformações no comportamento do consumidor. “Essas mudanças têm acontecido no YouTube e por causa dele. Nós acreditamos que esses insights podem ajudar muito quem quer evoluir seus briefings e suas campanhas”, diz. Segundo ela, “é no YouTube que as pessoas se relacionam profundamente com o conteúdo que se identificam, que têm afinidade. E na plataforma, em vez de serem nichos, cada afinidade é gigantesca.”

A primeira edição do YouTube Insights teve foco em quatro afinidades que são muito relevantes para construção de marca: Music, Cooking, Gaming e Beauty & Fashion. Juntas, elas são grandes categorias dentro do Google Preferred, um produto que permite às empresas garantir a presença do seu anúncio de vídeo entre os top 5% canais do YouTube, baseado em popularidade e engajamento.

A publicação reúne ainda informações sobre os YouTubers que são destaque em cada uma dessas categorias. Susana acrescenta que “um dos nossos focos foi derrubar mitos e estereótipos. Por exemplo, todo mundo acha que games são coisas de menino e de adolescente. Mas, no YouTube, entre os consumidores de games, 62% tem entre 18 e 34 anos, 22% tem entre 35 e 54, e um a cada quatro é mulher. São dados surpreendentes.”

O evento de lançamento contou com um ringue igual ao das lutas de MMA, no qual alguns comediantes de stand­up usaram as informações contidas na publicação para criar uma verdadeira batalha de insights entre as categorias do YouTube. O livro foi produzido em edição limitada e numerada, mas o conteúdo completo pode ser acessado em thinkwithgoogle.com.br/video.

 

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