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7 motivos essenciais para você ter um site responsivo

site responsivo final
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Provavelmente você já deve ter se deparado com a informação de que o acesso à banda larga através do uso de dispositivos móveis já superou o acesso através do desktop, não é mesmo? Você pode facilmente perceber esse fenômeno ao notar que qualquer pessoa, em qualquer lugar, está acessando algum site ou aplicativo através de um smartphone.

No entanto, apesar de toda a mudança na forma como acessamos a internet, muitas empresas ainda não adaptaram seus próprios sites para atender os usuários. Se você não possui um site responsivo para o seu negócio, a chance do usuário ter uma má experiência de navegação e acabar abandonando o site antes de realizar alguma ação é enorme e você acaba perdendo um potencial cliente.

Mas o que é um site responsivo, afinal?

O site responsivo, ou flexível, é um site que consegue se adaptar perfeitamente a qualquer tamanho de tela de diversos tipos de dispositivos acessado pelo usuário, seja através do PC (computador pessoal), tablets, smartphones, entre outros.

Se o seu site for responsivo, ele certamente disponibilizará as informações contidas nele de uma maneira mais organizada, mesmo que você acesse através de telas muito pequenas como as de smartphone, ou telas maiores, como do próprio computador.

Ou seja, um site responsivo, de uma forma simplificada, é um “site amigável” ou mobile friendly, por conseguir se adaptar e facilitar a experiência do usuário, melhorando a navegação deste no ambiente digital.

POR QUE SER RESPONSIVO?

Antigamente, como não havia uma grande diversidade de telas disponíveis no mercado, as pessoas acabavam criando sites, na maioria das vezes, utilizando os mesmos padrões de resolução, pois o intuito era fazer com que o site fosse acessado através de navegadores mais populares, como o Internet Explorer. Na medida em que esse cenário começou a mudar, o mercado passou a disponibilizar uma infinidade de telas dos mais variados tamanhos, seja para TVs quanto para computadores, além do aumento na produção e consumo de tablets e smartphones. Houve a necessidade de serem criados meios para facilitar a visualização dos conteúdos disponibilizados na internet, pois eles não estavam prontos para a nova adaptação.

DIFERENÇAS ENTRE SITE RESPONSIVO E SITE MOBILE

É Comum que muitas pessoas confundam o que é um site responsivo e o que é um site mobile. Site responsivo é aquele que se adapta facilmente em diferentes tipos de tela e dispositivos, como dito logo acima. Nele, todas as informações contidas ficam bem organizadas delimitadas nas diferentes telas do seu smartphone, tablet ou desktop.

O site mobile é um site feito exclusivamente para dispositivos móveis e que se adapta a diferentes telas, como o site responsivo. A diferença entre o site responsivo é que o site mobile não pode ser acessado em outros dispositivos, como o desktop e tablets, por exemplo.

A escolha entre as duas opções dependerá muito do seu objetivo. Se você já possui um site e não deseja fazer muitas alterações, uma opção é você criar uma versão de site mobile. Por outro lado, se você deseja começar do zero poderá criar um site responsivo com todas as adaptações e normas.

Agora que você já entende o que é um site responsivo, confira a seguir os 7 motivos essenciais para você abandonar de vez aquele velho layout e aderir de vez a esse novo formato:

1. AUMENTO DO ACESSO À INTERNET ATRAVÉS DO CELULAR

Como citado anteriormente, o acesso à internet através do celular ultrapassou o acesso via desktop. De acordo com uma pesquisa de hábitos de consumo de internet no Brasil feita pela Fecomércio RJ  e Instituto Ipsos, o smartphone é o principal dispositivo utilizado pelos usuários para acessar internet no país. Isso já pode dizer muita coisa a respeito desse novo cenário: o perfil dos usuários mudou e, de acordo com dados do mercado, a utilização de dispositivos móveis através das pessoas tende a crescer mais a cada dia.

Acompanhar o comportamento e hábitos dos usuários que utilizam a internet e as mudanças no mercado é uma excelente forma de você se atualizar e perceber que deve tornar o seu site responsivo.
 

2. SITE TOTALMENTE FLEXÍVEL

A partir do momento que você torna o seu site responsivo, ele fica mais flexível, adaptando-se facilmente a qualquer tipo de tela. Você não vai precisar se preocupar se as informações ficaram ocultas quando o conteúdo do site é acessado pelo celular e vice-versa. Além do mais, você não precisará criar vários layouts diferentes, já que um só consegue ser flexível o bastante para se adaptar e passar as mesmas informações da melhor forma possível.

3. EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO

O usuário certamente irá desistir de acessar seu site através de outros dispositivos caso a letra  ficar muito pequena, ou se as imagens não estiverem dispostas de uma maneira agradável. Com um site responsivo, todas as informações serão distribuídas perfeitamente na tela, tornando a experiência do usuário melhor possível. Ele vai ter incentivo de sobra para continuar a navegar pelo seu site.

4. AUMENTO DO POSICIONAMENTO NOS MOTORES DE BUSCA

Google avalia sites que estão ou não de acordo com os requisitos para serem adaptados em diversos tipos de dispositivos. Caso o seu site seja responsivo, pode ficar tranquilo que isso já contará vários pontos positivos para a gigante da internet. Além disso, outros grandes buscadores como Bing e Yahoo também incentivam o formato responsivo, pela mesma lógica. Ou seja, independente do buscador, seu site será será avaliado se for ou não responsivo. Fique atento!

5. FACILITA O SEO E AUMENTA AS CHANCES DE CONVERSÃO

A atualização dos sites no formato responsivo está diretamente relacionada a processos de SEO – Search Engine Optimization ou Otimização de Sites -, pois essa unificação permite uma melhora considerável no posicionamento do site nos motores de busca.  Se o seu site for responsivo, ele será bem posicionado, permitindo que ele atraia mais pessoas e que aumente suas chances de conversão.

6. ANÚNCIOS PAGOS MAIS RELEVANTES

Se você utiliza mídia paga para anunciar produtos ou serviços, como o Adwords, é MUITO importante que seu site seja responsivo. Isto acontece porque o Google leva em consideração a páginas de destino dos seus anúncios quando as pessoas clicarem neles. Se a página de destino é otimizada tanto para computadores quanto para dispositivos móveis, ela facilitará a experiência dos usuários e os anúncios terão um índice de qualidade maior, ou seja: eles ocuparão posições melhores e você gastará bem menos para anunciar.

7. MOBILE FIRST!

A ideia do Mobile First está totalmente relacionada à ideia de layout responsivo, afinal os smartphones estão tendo maior visibilidade no mercado e como vimos, o acesso à internet através desse dispositivo já ultrapassou o acesso pelo PC.  

Agora é definitivo: você deve se adaptar às transformações do mercado e de comportamento dos usuários. Se seu público está acessando seu conteúdo através do smartphone, por que não melhorar a experiência dele através do dispositivo? Você só tem a ganhar (e muito) com isso!

NÃO FAÇA SOZINHO, BUSQUE UMA AGÊNCIA ESPECIALIZADA!

O conceito de site ou layout responsivo já está bem popularizado, mas muitas empresas ainda não se adaptaram a essas transformações por não estarem de olho nas mudanças tecnológicas ocorridas nos últimos tempos. Se você se surpreendeu lendo até aqui e sabe que precisa estar atualizado com as exigências do mercado para não ficar atrás da concorrência, não perca tempo e entre em contato com agências especializadas nesse ramo.

A A4D possui o mais alto nível de certificação pelo Google como Premier Partner. Fomos eleitos pelo Google Mobile Champion 2015 como o melhor Parceiro PME da América Latina para campanhas de dispositivos móveis.

E você, quer saber mais como alcançar excelentes resultados para o seu negócio? Entre em contato com a nossa equipe!

Post por Giulia Araugio, Analista de Mídia de Performance da A4D.

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