Quer receber nossas novidades?

Cadastre-se e fique por dentro das tendências do marketing digital.

6 ferramentas incríveis e essenciais para seu marketing

Flat design stylish vector illustration megaphone with cloud of colorful application icons on media theme. Digital marketing concept. Isolated on stylish turquoise background
22 Flares 22 Flares ×

Qualquer profissional de marketing sabe que existem planos e estratégias para serem traçados antes de iniciar qualquer projeto de negócios de compra e venda. É preciso estudar, fazer análises e se dedicar ao máximo para que tanto clientes quanto consumidores fiquem satisfeitos.

Mas como ser mais produtivo e eficaz na elaboração de tantos projetos? Uma boa dica é usar as ferramentas de marketing. Elas irão te ajudar a traçar as melhores estratégias para as suas campanhas, e a otimizar os seus esforços. Confira 6 delas a seguir:

Benchmarking

É o método de comparação dos melhores processos, ideias e procedimentos mais eficazes de outras empresas e/ou concorrentes do mercado. É importante lembrar que o verdadeiro benchmarking tem como princípio a inovação e não a cópia de ações desenvolvidas pela concorrência. Por isso, a sua prática não se deve restringir apenas ao setor de atuação da empresa.

CRM (Customer Relationship Management)

É um sistema integrado de gestão, com foco no relacionamento com o cliente. A ideia é aumentar a sua satisfação e, consequentemente, torná-lo fiel. Isso é feito a partir do reconhecimento prévio das suas necessidades e desejos, e da oferta de produtos adequados. O importante, nesse caso, é compreender as expectativas do cliente, se baseado nas informações colhidas. Para a empresa, isso resultará em uma maior lucratividade.

SWOT ou FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças)

SWOT é uma sigla que significa Strenghts (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). Por essa razão, também é conhecimenta como FOFA, em português. Esse sistema de análise de ambiente é utilizado em diversos negócios. O objetivo é entender o cenário e identificar o posicionamento de marcas ou produtos.

Segmentação de mercado

Em resumo, o processo de segmentação de mercado agrupa clientes com necessidades semelhantes para que você possa identificar subgrupos cujos desejos e/ou recursos são diferentes. A ideia é identificar como eles respondem de forma diferenciada a determinados estímulos de marketing.

Plano de marketing

O plano de marketing é essencial para o seu setor. Ele consiste em um documento formal que resume o entendimento sobre o mercado com as suas tendências e peculiaridades. Ele mostra como empresa quer atingir os seus objetivos de marketing, e quais são os seus recursos para tal fim. Geralmente, é apresentado em três etapas: planejamento, implementação, avaliação e controle.

RD Station

O RD Station é uma plataforma que une várias ferramentas do marketing digital em um só lugar. Além de você conseguir gerenciar parte das suas redes sociais, do seu posicionamento no Google e criar landing pages para captar contatos, você consegue, através de campanhas de e-mail, programar uma série de mensagens para preparar os seus leads para a compra. Uma característica interessante do RD Station é que você consegue identificar as características dos seus contatos e enviar fluxos específicos para os hábitos dele.

E você? Tem alguma dúvida sobre o uso dessas ferramentas? Deixe o seu comentário aqui. E aproveite para conferir o ebook sobre as As estratégias de marketing para aumentar seu desempenho em vendas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *