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5 coisas que você precisa saber sobre marketing digital

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A cada dia que passa, a adesão das empresas ao marketing digital se torna uma questão de sobrevivência! Isso mesmo. Quem não cria ações na internet para divulgar seus serviços e produtos, com o objetivo de atrair e gerar mais vendas, está ficando atrás dos concorrentes, perdendo fatia de mercado e – muito importante – tempo e dinheiro! (Espero que você não se enquadre aqui!)

Outro erro comum é entender a importância e começar a fazer marketing digital, mas achar que tudo se resume a site, mídias sociais e e-mail marketing. Todas essas ações são válidas e geram sim resultados, mas não são as únicas e você precisa saber disso!

Dentre as possibilidades, podemos citar também as campanhas patrocinadas no Google (Adwords), campanhas nas redes sociais (Facebook, Twitter, Linkedin e Instagram), remarketing, SEO, criação de conteúdo relevante (blogs) e por aí vai. Mas, independente da estratégia usada através da internet, é fundamental que a sua marca seja relevante para o seu público-alvo. E esse é o seu desafio!

Para que você não cometa nenhuma dessas falhas e tenha sucesso nas ações de marketing digital, criamos esse post. Nele vamos tratar de cinco coisas importantes que você deve saber antes de se aventurar nesse universo e criar a estratégia certa para a sua empresa. Se interessou? Então confira abaixo!

O que realmente é marketing digital

Marketing digital – ou marketing on-line – nada mais é do que o conjunto de ações executadas na internet para divulgar a marca, criar relacionamento com o seu público e atrair novos negócios. A grande vantagem desse novo marketing em relação ao tradicional é que ele é muito mais fácil de mensurar e tem métricas bem claras, como quantidade de visitas, performance de campanhas, quantidade de cliques em anúncios etc.

Uma métrica bastante útil para avaliar os resultados do seu marketing digital é o ROI, ou retorno sobre investimento. Ele permite que você identifique o resultado de todo o investimento feito e saiba ao certo quanto você ganhou diante de quanto você gastou. Muito eficiente, não é mesmo?

As vantagens da sua estratégia online

Já se sabe que 90% dos processos de compra tem início em uma busca on-line, e esse por si só já é um bom motivo para você fazer marketing digital. Mas as vantagens que a sua estratégia digital oferece vão além. Conheça algumas delas:

Alcance

Segundo pesquisa da União Internacional das Telecomunicações, o mundo tem 3,2 bilhões de pessoas conectadas à internet. É muita gente de olho no que acontece na rede! E, diferentemente de uma campanha de outdoor, por exemplo, que atinge apenas quem passa pela região onde ele está instalado, uma campanha virtual não tem limitação geográfica.

Segmentação

Essa é uma vantagem e, ao mesmo tempo, uma regra do marketing digital. Com as ações on-line, se torna possível direcionar a sua campanha para o seu público-alvo e ser mais eficiente. Isso pelo poder da internet, que é capaz de coletar uma grande quantidade de dados de usuários a partir da sua navegação.  

Interatividade

A internet mudou definitivamente a forma como as empresas se relacionam com o seu público. Se antes essa relação ficava por conta da marca, agora existe um canal de comunicação direto com os clientes, que possibilita feedbacks capazes de melhorar atendimento e, consequentemente, garantir uma melhor experiência para o usuário.

Além disso, essa interatividade gera novas informações sobre o seu público-alvo, a medida que ele interage com uma ação de marketing realizada pela sua empresa. Esses dados podem ser usados para melhorar toda a sua estratégia e ser cada vez mais eficiente.

É preciso focar no seu público

Já falamos mais acima sobre a importância da segmentação. Mas o seu público-alvo merece um tópico à parte, já que ele é o seu bem mais importante e o foco de todas as campanhas que você cria na sua empresa.

Nesse caso, o ditado popular “quem tudo quer nada tem” cabe muito bem. Quem cria as suas estratégias a fim de atingir todo mundo, acaba por atingir ninguém. Por isso, focar no seu público-alvo e nas suas necessidades é fundamental para o sucesso do seu marketing digital.

O site da sua empresa é muito importante

Você precisa enxergar a importância do site da sua empresa! Afinal, ele será capaz de levar o usuário interessado no seu produto ou serviço a tomar uma decisão de compra e se tornar um cliente pagante. Dessa forma, podemos afirmar que o seu site é uma das mais poderosas ferramentas de marketing digital!

Mas engana-se quem ainda pensa que qualquer site “serve” e tratá os resultados esperados. É preciso que a sua página seja de qualidade, e isso vai envolver tanto design, conteúdo e otimização de conversão – que são as ações capazes de transformar aqueles visitantes que falamos acima em clientes reais para a sua empresa.

Além do mais, o seu site também deve ser responsivo, ou seja, se ajustar automaticamente para que o usuário possa navegar de onde quiser – no computador, no celular ou no tablet. Quer um bom motivo para isso? Só no último trimestre de 2015, os aplicativos foram responsáveis por quase metade das compras mobile realizadas no Brasil, segundo um estudo divulgado pela Criteo.

Metas e objetivos são essenciais

Se você chegou ao final desse texto, provavelmente já enxerga a importância de começar a fazer marketing digital para a sua empresa. Entretanto, é preciso que você vá além e leia esse tópico com muita atenção, já que ele é essencial para toda a sua estratégia.

É preciso, antes de iniciar a sua empresa nesse universo, entender quais são os possíveis e reais resultados que você poderá conquistar com as suas ações. Para isso, você deve traçar um objetivo claro e métricas eficazes. Se você não tem conhecimento o suficiente para fazer esse planejamento e colocá-lo em prática, pode contratar uma agência de marketing digital. Afinal, apenas com uma boa estratégia traçada você será capaz de obter sucesso.

Espero que esse artigo tenha sido útil para você iniciar a sua estratégia de marketing digital. E se a sua empresa ainda não faz investimentos na área, é preciso começar já! Se você já sabe o que deve fazer ou ainda tem dúvidas, converse com um de nossos consultores.

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