Quer receber nossas novidades?

Cadastre-se e fique por dentro das tendências do marketing digital.

3 dicas essenciais para aumentar a retenção de seus clientes

retenção
3 Flares 3 Flares ×

Já falamos aqui no blog sobre a importância de otimizar o relacionamento com o seu cliente. Relacionar-se com ele significa garantir uma boa experiência e conquistá-lo. E essa deve ser a prioridade da sua empresa, acredite!

A retenção de clientes impacta diretamente nos seus custos, na sua receita e lucratividade. De acordo com uma pesquisa do Gartner Group, um aumento de 5% na retenção de clientes pode levar a uma elevação de 25% a 125% nos lucros. Além do mais,  o custo para adquirir um novo cliente é de 5 a 7 vezes maior do que o custo para manter um cliente existente.

Se você tem gastado mais em ações para adquirir novos consumidores do que para manter os seus atuais, é hora de rever a sua estratégia. Para te ajudar, reunimos algumas dicas importantes para que você consiga aumentar a retenção dos seus clientes.

Identifique os seus clientes ideais

O primeiro passo para reter clientes é saber quem você quer que compre o seu produto ou serviço. Qual é o seu público ideal? É nele que você deve focar os esforços, já que eles verão mais valor no seu trabalho e enxergarão mais vantagens ao fazer negócios com você. Isso alinhará as expectativas, diminuirá a objeção e aumentará a lifetime value, ou seja, o tempo de vida do seu cliente.

Portanto, o que você precisa fazer é analisar os tipos de conta que você quer cultivar para despender o seu tempo nelas. Se você possui muitas deistências e baixa taxa de renovação, talvez esteja focado no público-alvo errado, ou não o conhece bem o bastante. Sendo assim, esse estudo é essencial!

Fique de olho no mercado

Lembre-se sempre: o mercado é dinâmico e você precisa ficar de olho nas mudanças que ocorrem. Você deve se adaptar e evoluir sempre para suprir as necessidades dos seus clientes, que também não são estáticas.

Por isso, não há nada de errado em alterar a sua estratégia de negócios, quando necessário. É preciso acompanhar as mudanças no cenário corporativo, assim como os avanços tecnológicos. Somente assim você estará preparado para novas oportunidades dentro da sua cartela de clientes, podendo oferecer novos produtos e serviços.

Surpreenda o seu cliente

A regra, nesse caso, é muito simples: o cliente ficará muito mais satisfeito se você entregar mais do que apenas o prometido. Para causar esse efeito, que melhorará a experiência dele na sua empresa, tente ver o que realmente é viável. Entregar a demanda antes do prazo combinado? Dar uma atenção a mais? Enviar um brinde? Dar descontos? Lembre-se que, por mais que todas essas ações gerem um custo a mais, o cliente sempre voltará a comprar com você, ou ficará mais tempo na sua empresa. Dessa forma, esse tipo de ação se torna um investimento em retenção!

Proporcionar uma boa experiência ao cliente é essencial para o sucesso do seu negócio, pois é assim que você garante que ele retornará e ainda te recomendará para os seus contatos. E deixá-lo satisfeito é papel seu e de toda a sua equipe. Cliente satisfeito é sinômico de alta taxa de retenção e maior receita.

E você, desenvolve ações para reter os seus clientes? Quais são elas? Compartilhe com a gente através dos comentários abaixo!

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *